TEMPO - 16/08/2022 20:58

SC entra em alerta para temporais e chuva volumosa a partir desta quarta; veja por região

Defesa Civil aponta que quantidade de chuva pode ocasionar alagamentos no Estado, especialmente nas cidades do Oeste
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Áreas em laranja tem risco alto para ocorrências ocasionadas pela chuva – Foto: DCSC/Divulgação

Santa Catarina tem alerta de temporais com risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas por conta de temporais e chuvas volumosas a partir da tarde desta quarta-feira (17).

De acordo com a Defesa Civil estadual, a aproximação de uma frente fria e demais instabilidades atmosféricas provocam temporais e chuvas volumosa, que ocorrem entre o Grande Oeste, Alto, Médio Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral Sul até a madrugada de quinta-feira.

Após esse período, a chuva avança em direção ao leste do Estado, ou seja, ao litoral de forma branda até a noite de quinta. O acumulado deve ficar entre 30 e 80 mm, podendo pontualmente superar estes valores.

Os temporais podem vir acompanhados de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas a chuva volumosa como, por exemplo, alagamentos, deslizamentos e enxurradas é considerado alto para as cidades do Oeste e moderado nas áreas em amarelo da imagem abaixo:

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios, a orientação é buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Assim como ficar longe das janelas, desligar aparelhos eletrônicos e lembrar que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

Já em cenário de alagamentos e inundações, a Defesa Civil orienta que evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Assim como não transitar em pontilhões e pontes submersas.

Para deslizamentos de terra, fique atento com a inclinação de postes e árvores ou qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência. Assim como aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Além da chance de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina também alerta para o frio. “Na retaguarda da frente fria, se estabelece uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas para abaixo dos 10°C no Meio-Oeste e Planalto Sul”, aponta o meteorologista Caio Guerra.

Por conta disso, as mínimas podem chegar a -6°C e até mesmo nevar pela primeira vez neste inverno. Além disso, há chance de geada e chuva congelada.

A Epagri/Ciram emitiu um alerta meteorológico nesta terça-feira (16) informando sobre a chegada de um sistema de massa de ar polar no Sul do Brasil. A previsão é de que a condição ocorra no fim da tarde da quinta-feira (18) e siga até o sábado (20) pela manhã.

Confira as temperaturas para quarta-feira (17):
Litoral Norte: 15°C/21°C
Planalto Norte: 11°C/18°C
Grande Florianópolis Litorânea: 16°C/20°C
Grande Florianópolis Serrana: 12°C/17°C
Vale do Itajaí: 12°C/17°C
Litoral Sul: 12°C/23°C
Planalto Sul: 8°C/14°C
Meio-Oeste: 9°C/18°C
Oeste: 10°C/20°C
Extremo-Oeste: 12°C/23°C

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...