Oportunidade - 18/08/2022 08:59 (atualizado em 18/08/2022 09:06)

São Miguel do Oeste: Senai e prefeitura oferecem curso gratuito de Marceneiro e Costura Básica

Cursos serão gratuitos com duração de 60 horas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Divulgação

Estão abertas as inscrições para os cursos de Marceneiro de Móveis sob medida e Costura Básica. Os cursos serão oferecidos pelo Senai em convênio com a prefeitura de São Miguel do Oeste. O documento foi assinado nesta quarta-feira (17), no gabinete do prefeito Wilson Trevisan e contou com a presença da agente de mercado do Sesi Senai, Gelcy Therezinha Zanchi, coordenador de operações do Senai Dyan de Campos, gerente executivo do Sesi Senai Jardel Carminatti e da secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável, Marli da Rosa.

De acordo com Gelcy, esta parceria nasceu da necessidade das indústrias do município que têm grande necessidade de mão de obra nos setores de confecção e marcenaria. “Este projeto funciona da seguinte forma: a prefeitura contrata junto ao Senai e lança o edital de chamamento público para que os interessados se inscrevam para as aulas, que serão ministradas pelo Senai”, enfatizou. 

A secretária Marli da Rosa explica que aulas práticas do curso de marcenaria serão realizadas na Madeireira Negri e as de vestuário na fábrica da Vemiles, ambos com 60h de duração. As pessoas que tiverem interesse em se qualificar ou se posicionar no mercado de trabalho podem fazer sua inscrição até o dia 31 de agosto, no balcão de empregos localizado junto à Praça Walnir Botaro Daniel. Para se inscrever é necessário ter em mãos RG, CPF, Comprovante de Residência e Certidão Negativa da Receita Municipal. A previsão de início dos cursos é início de setembro.

O vice-presidente da Fiesc para o Extremo-Oeste, Astor Kist, exaltou a parceria que trará muitos ganhos à região que agora passa a qualificar os profissionais para as indústrias destas áreas. Durante o encontro, o gerente executivo do Sesi Senai, Jardel Carminatti, destacou que é uma satisfação poder contribuir com o desenvolvimento do município, qualificando a mão de obra existente e dando oportunidade para pessoas que não tinham qualificação, além de contribuir para que entrem para o mercado de trabalho e também melhorando seu posicionamento nas empresas.

O prefeito, Wilson Trevisan, lembrou que São Miguel do Oeste, e o Brasil como um todo, sofre com a falta de mão de obra qualificada. “Neste sentido, o município buscou junto ao Senai cursos para qualificar a população e suprir esta lacuna de falta de profissionais”, comentou. 

Dos 19 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc), 14 já são atendidos pelo Sesi ou Senai, seja com programas de robótica, de iniciação profissional e qualificação ou da área da saúde. Já no grande Oeste, dos 76 municípios, 45 já são atendidos pelas instituições

Durante sua fala, o prefeito acrescentou que ofertar estes cursos é um grande passo para atender dois setores importantes que são da marcenaria e do vestuário. “Empresas estão sondando se instalar no município, mas para isso é preciso ter pessoal qualificado para atender a demanda das indústrias. Dificilmente se encontra uma pessoa que se qualificou no Senai e que não esteja bem colocado em uma empresa. Por isso esta parceria entre a administração municipal e o Senai é fundamental”, finaliza.

Fonte: Ascom FIESC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...