DEMISSÕES VOLUNTÁRIAS - 24/08/2022 13:30

SC é o Estado com maior percentual de demissões voluntárias do país

Do total de desligamentos registrados no território catarinense, entre janeiro e maio deste ano, 46,5% foram feitas por iniciativa dos trabalhadores
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Segundo Firjan, “nunca tantos brasileiros deixaram seus empregos” – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil/Divulgação
Santa Catarina é o Estado do Brasil com maior percentual de demissões voluntárias do país. Do total de desligamentos registrados no território catarinense, entre janeiro e maio deste ano, 46,5% foram feitas por  iniciativa dos trabalhadores, que resolveram se demitir.
Segundo os números, o percentual de demissões voluntárias no Estado é maior que o índice nacional, que foi de 33,4% no período.
Os dados constam em uma nota técnica emitida pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Diante da alta, a entidade questiona se o país vive o fenômeno da “A Grande Renúncia” ou no termo em inglês “The Great Resignation” — que é o alto nível de demissões voluntárias observado em diversos países nos últimos meses.
Situação geral do Brasil
No Brasil, nos primeiros cinco meses de 2022, foram registrados 2,9 milhões de pedidos de demissão. No comparativo com o mesmo período de 2021, o Brasil registrou um crescimento de 35,2% no volume de desligamentos por iniciativa do funcionário.
Segundo análise da Firjan, “nunca tantos brasileiros deixaram seus empregos com carteira assinada voluntariamente”. Ainda conforme os dados analisados pela entidade, os números apontam que dos contratos de trabalho encerrados neste ano, um em cada três aconteceram por iniciativa do próprio trabalhador.
O maior recorde de pedidos de demissões, segundo a Firjan, havia sido registrado em 2014, quando 2,6 milhões de trabalhadores formais haviam pedido demissão. Diferente do cenário de 2022, onde a taxa de desemprego está alta, naquele ano o país tinha índices melhores de empregabilidade, inclusive, em maio registrava a menor taxa de desemprego da história.
Atualmente, segundo a entidade, “mesmo com alto número de desempregados em busca de trabalho, grande volume de trabalhadores opta por demissão voluntária”.
Motivos para os pedidos de demissões
A Firjan, em sua nota técnica, analisa os principais motivos que levam para esse aumento de trabalhadores pedindo demissões. Conforme a entidade, ambiente econômico local favorável pode ser um incentivo para essas saídas.
“Prova disso é que os seis Estados com maior proporção de demissões voluntárias são aqueles que registraram, no primeiro trimestre de 2022, as menores taxas de desemprego do país”.
Outra questão apontada são as mudanças nas relações de trabalho, aceleradas pela pandemia e pela transformação digital nas empresas.
Fonte: ND - mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...