AMEAÇAS DE GREVE - 24/08/2022 15:44

Trabalhadores do Censo 2022 ameaçam greve por atraso de pagamentos

União dos Recenseadores de Salvador afirma mobilizar paralisação nacional se a autarquia não atender as demandas da categoria
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Os trabalhadores do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) podem paralisar suas atividades no dia 1º de setembro caso os pagamentos atrasados não sejam regularizados e outras demandas atendidas.
É o que argumenta a organização União dos Recenseadores de Salvador, que afirma mobilizar uma greve nacional se a autarquia não ouvir os trabalhadores. Uma manifestação está planejada para a próxima sexta-feira (26), às 9h, na sede do IBGE no bairro de Nazaré, em Salvador.
Em entrevista à BBC, um dos representantes do movimento, Lucas Ferreira, afirmou que a greve será realizada em último caso e que foi lançada uma uma carta aberta ao presidente nacional da fundação.
“Mas, realmente, se não formos ouvidos, pretendemos fazer um movimento paredista, não só na Bahia, mas um movimento nacional”, destacou.
Em Santa Catarina, porém, os recenseadores seguem trabalhando e não há indicativo de paralisação.
Atraso de pagamentos
Entre as reivindicações da categoria, estão o fim de atrasos nos pagamentos de ajuda de custo e fim da demora para pagamento do setor, bem como maior transparência nas taxas de pagamento.
“Para que o trabalhador saiba pelo menos a estimativa real do que irá receber, tendo em vista que no contrato assinado consta que os valores tem que ser “de conhecimento prévio” porém muitos efetivos do instituto sequer sabem explicar como está sendo feito o cálculo da remuneração”, argumenta o grupo.
Confira outras demandas
“Pronunciamento do presidente do IBGE, o Sr. Eduardo Rios Neto e demais diretores, sobre os problemas em relação aos pagamentos devidos;
 Pagamento com base na estimativa do site disponibilizado no endereço e nas tabelas repassadas, visto que em muitos lugares o pagamento de um setor não chegou nem perto da metade do que o IBGE estimou;
Iniciativa do IBGE de propor aos agentes censitários a busca por parcerias nas prefeituras para a divulgação do Censo, já que na maioria dos municípios as pessoas não estão sabendo que o recenseadores Irão em seus domicílios o que dificulta muito o fechamento do setor;
Só após termos uma resposta digna, iremos retornar aos trabalhos. Sabemos que somos a “peça-chave” do censo e por isso solicitamos que sejamos respeitados como parte do instituto e que nossos direitos sejam garantidos.”
O IBGE foi procurado para comentar a questão, mas não retornou até o fechamento deste texto. O espaço segue aberto.
Com dois anos de atraso por causa da pandemia de Covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em 2021), a coleta de do Censo Demográfico 2022 começou em 1º de agosto nos 5.570 municípios do país. Com
Os mais de 183 mil recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços em 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Fonte: ND - mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...