ECONOMIA - 24/08/2022 21:20 (atualizado em 24/08/2022 21:29)

Feira do Mel de SC terá nova edição virtual com vendas a todo o Brasil

Evento ainda conta com uma série de oficinas e palestras
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Depois de dois anos sendo realizada de forma virtual devido à pandemia de Covid-19, a Feira do Mel de Santa Catarina voltou a acontecer nas ruas de Florianópolis em 2022. Mas, como a internet permitiu ampliar as vendas para todo o Brasil, a organização do evento decidiu manter o formato e anuncia a 3ª Feira Virtual do Mel.

Ao todo, 24 produtores de todas as regiões de Santa Catarina estarão com méis e derivados à venda durante todo o mês de setembro.

No site, o comprador pode escolher um fornecedor para a sua cidade e entrar em contato diretamente com ele. A venda do mel será tabelada como todos os anos, porém os demais produtos são negociados junto ao produtor, assim como o frete.

De acordo com o presidente da FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), Ivanir Cella, o objetivo é aproximar o produtor do consumidor, divulgar o potencial, a qualidade e a diversificação do mel catarinense.

“Com o site, estamos estabelecendo novos mecanismos de comercialização do mel de Santa Catarina, buscando o desenvolvimento territorial e agregando valor aos produtos. Assim, também podemos expandir a feira do mel de Santa Catarina para consumidores de todo Brasil, que vão ter acesso aos melhores méis, todos com certificação”, diz Cella.

Veja os produtos que serão comercializados:

Balas
Bolachas de mel
Bolo de mel
Cera de abelha
Cerveja com mel
Chás
Extrato de própolis
Favo de mel
Mel com certificação orgânica
Mel composto
Mel de diversas floradas
Mel de melato com certificação orgânica
Mel de melato de bracatinga
Pão de Mel
Pé-de-moleque com mel
Pólen
Pólen Orgânico

Durante a feira também vão acontecer quatro oficinas gratuitas com produtos de abelhas. Elas serão transmitidos ao vivo por transmissão na internet. Ao final os participantes vão receber certificado da Epagri.

Veja a programação dos cursos:

06/09 – 15h (2h de duração)
– Produção de extratos glicerinados e oleosos para produção de cosméticos a base de produtos das abelhas sem ferrão – com Thiandra Cristina Sangaletti (Meliponário Rainha do Sul/RS) e Janaina Alves de Lima de Mello (Meliponário Mel e Cravo/RS)

12/09 – 14h (2h de duração)
– Preparo de protetor labial com mel e cera de abelhas e fabricação de máscara de argila com mel com Dinorah Boada Bilhalva (Médica Especialista em Saúde da Família e Comunidade /RS) e Larissa Raizer (Professora com formação em meliponicultura – Joinville/SC)


19/09 – 14h (2h de duração)
– Produção de hidromel com Dylan Thomas Telles (Empresa Nectar Hidromel/SC)
– Produção de aguardente de mel com Mateus Pagliarini (Eng. de Alimentos – Consultor Senar/SC)

27/09 – 14h (2h de duração)
– Apresentação dos tipos de méis e suas propriedades e aula sobre como identificar o mel falso com Rodrigo Cunha (Eng. Agrônomo, Chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri) e Ana Carolina (Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC)
– Mel na sua mesa: Como usar mel na culinária diária com Helenara da Rosa (Professora e empresária, instrutora de culinária – Cachoeira do Sul/RS)

Apicultura catarinense

Santa Catarina está entre os cinco maiores produtores de mel do Brasil. São produzidos 68 kg de mel por quilômetro quadrado ao ano, número muito superior à média nacional, de 5kg.

“A tecnologia e acompanhamento técnico promovidos pela Epagri são fatores fundamentais nesse resultado e também ajudam a impulsionar a produtividade”, afirma o chefe de Apicultura da Epagri e coordenador da feira, Rodrigo Dirieux.

O maior impacto econômico da apicultura catarinense está no trabalho de polinização das abelhas, que impacta a produção de maçã, pera, ameixa e outras culturas. De acordo o levantamento mais recente feito pela FAASC, em 2014 foram alugadas, em Santa Catarina, aproximadamente 45 mil colmeias para polinização em pomares de macieira.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...