ADULTERAÇÃO - 25/08/2022 13:26

Três fábricas de sucos são fechadas por adulteração em Santa Catarina

Uma outra empresa de São Paulo também foi fechada pelo Ministério da Agricultura
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Três fábricas de suco foram fechadas em Santa Catarina por conta de adulteração na bebida. Uma outra empresa foi fechada em São Paulo. Foram apreendidos 46 mil quilos de sucos concentrados e 78 mil litros de suco de laranja integral nas unidades.
A ação foi realizada na quarta-feira (24) pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Os auditores fiscais federais agropecuários – responsáveis pela inspeção dos produtos – constataram irregularidades como adulteração das bebidas, que tinha a matéria-prima substituídas por outras fontes.
Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura,  uma das fábricas colocava aditivos para conservar as bebidas por mais tempo, mas no rótulo do produto destacava a ausência de aditivos. Outra empresa usava  aditivo alimentar da classe dos edulcorantes – usados para deixar mais doce que o comum – mas que são proibido na fabricação de sucos.
Reincidência
Das quatro fábricas alvos da ação, o Ministério informou que três já responderam a processos pela prática de adulteração das bebidas. A pasta informou que após a confirmação dos resultados de fraude, os estabelecimentos serão autuados por adulteração de bebidas. Além do descarte dos produtos, poderá pagar multa de até R$ 117 mil por lote fraudado.
O chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Bassos, informou que os produtos apreendidos estão proibidos de serem comercializados até que sejam emitidos os novos laudos de análise e as práticas irregulares sejam sanadas e aprovadas pelo Mapa.
“As ações buscam a proteção da cadeia produtiva, visando a justa concorrência e disponibilização de produtos seguros e conformes ao consumidor”, explicou.
Além disso, para que as atividades das empresas sejam retomadas, elas devem implementar um sistema de controle para garantir a qualidade e identidade dos produtos; bem como a rastreabilidade de cada lote produzido, conciliando com as matérias-primas e insumos utilizados.
Os nomes das empresas – alvos da ação – não foram informados pela pasta.
Fábricas fechadas adulteravam os sucos, segundo o Mapa – Foto: Ministério da Agricultura


Fonte: ND - mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...