ELEIÇÕES 2022 - 28/08/2022 21:22

SC terá 17 mil mesários e mesárias voluntários

Neste ano, dos quase 64 mil nomeados para comparecer às seções eleitorais no Estado, (72%) foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

“É, ao mesmo tempo, um sentimento de responsabilidade, pela tarefa de atuar nesse processo tão importante, e receio, pelo clima que têm se instalado ultimamente”. A opinião é do estudante Luiz Felipe Hermans da Silva, 19 anos, que pela primeira vez atuará como mesário.

Ele faz parte dos 63.698 mesárias e mesários convocados ou voluntariados que atuarão nas eleições deste ano em Santa Catarina.

Os mesários são responsáveis, por exemplo, por organizar os locais de votação, identificar e orientar o eleitor e autorizar a votação. Também organizam eventuais filas.

Neste ano, dos quase 64 mil mesários nomeados para comparecer às seções eleitorais no Estado, 17.822 (28%) se candidataram para atuar de forma voluntária no dia da eleição, enquanto 45.876 (72%) foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho.

E as mesárias serão a maioria no pleito em SC. São 42.227 (66,29%) diante de 21.471 (33,71%) mesários. A maioria tem nível superior: 26.065 (40,92%) e 8.729 deles irão atuar de forma voluntária.

A maior parte dos mesários e mesárias estão na faixa dos 25 a 29 anos com 11.506 pessoas, o equivalente a 18,06%. Entre o grupo de voluntários, a faixa etária de 30 a 34 anos tem a maioria, com 3.067 pessoas.

Joinville é a cidade com o maior eleitorado e também de mesários, com 4.725 pessoas que atuarão nas eleições, seguida por Florianópolis, com 4.221; Blumenau, com 2.861; São José, com 2.072; Itajaí, com 1.873; e Chapecó, com 1.748.

“Tenho certeza que, apesar dos percalços, tudo vai ocorrer com a maior segurança possível, basta ver todo o trabalho que está sendo feito pelos órgãos responsáveis”, comenta Luiz Felipe.

Apesar da pouca idade, ele exercerá a função de secretário, que tem entre as atribuições o preenchimento da ata da mesa receptora de votos, orientar os eleitores na fila e verificar se pertencem àquela seção, conferindo seus documentos; controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção.

O estudante lembra que, além dele, outras três pessoas da família também estarão colaborando no processo eleitoral: a mãe dele, como delegada de prédio; o irmão mais velho, como mesário; e a tia, que será presidente de mesa na mesma seção dele.

No Brasil, quase metade é de voluntários

Neste ano, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais. A página do Sistema de Estatísticas Eleitorais traz as informações sobre o perfil de mesárias e mesários que trabalharão nas eleições deste ano.

Neste ano, a quantidade é menor do que o das últimas eleições gerais, em 2018, quando 1.896.732 foram nomeados.

Os percentuais entre mesários voluntários e convocados no Brasil são bem diferentes do que em Santa Catarina. Em todo o país, 48% se candidataram para atuar de forma voluntária no dia da eleição, enquanto 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral.

Mais de 470 solicitaram a inclusão de nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições deste ano.

De acordo com os dados, quase 4 mil mesários com deficiência foram nomeados e estão aptos a votar na eleição selecionada. A página também disponibiliza um gráfico que apresenta a quantidade de colaboradores por tipo de deficiência, já que um eleitor pode declarar mais de um tipo de deficiência.

Todo cidadão que trabalhar como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, pelo dobro dos dias que tiver ficado à disposição da Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário.

Funções dos mesários

– Identificar o eleitor e localizar seu nome no Caderno de Votação
– Ditar o número do título eleitoral ao presidente; colher a assinatura do eleitor, se ele não for identificado pela biometria e ficar com seus documentos
– Depois de o eleitor votar, entregar a ele o comprovante de votação ou de justificativa e devolver os documentos dele
– Preencher a ata da mesa receptora, relacionando as ocorrências registradas durante o dia,
– Orientar os eleitores na fila e conferir documentos; controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção
– Verificar o correto preenchimento do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...