CLIMA - 28/08/2022 21:32

Ar polar deve congelar estradas em SC com mínima de -4°C e geada

Mudança no tempo iniciou neste domingo (28) e a massa de ar frio deve dominar todas as áreas do estado, com queda gradativa nas temperaturas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Polícia faz alerta quanto aos riscos de gelo na pista — Foto: Arquivo/PMRv

Depois de um sábado de verão com máximas de 32°C, a chegada de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve derrubar as temperaturas em Santa Catarina neste começo de semana, com chance de geada forte.

Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado, há chance de chuva congelada e neve entre a tarde e noite deste domingo (28). A chance de nevar ainda é pequena, e deve ser mais acentuada nos pontos mais altos da Serra de SC. Porém, não está descartada.

Já a acentuada queda nas temperaturas será sentida em todo o estado. Nesta segunda-feira (29), conforme a Epagri/Ciram, a massa de ar frio favorece um dia com tempo aberto em boa parte do Estado e maior presença de nuvens no litoral. O dia deve ser o mais frio desta onda.

O amanhecer de segunda será com chance de geada ampla em cidades do Oeste, Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis, com temperaturas entre 5°C a 11°C. Em pontos da Serra de SC os termômetros podem registrar -4°C, com risco de congelamento de pistas. A PMRv (Polícia Militar Rodoviária) alerta os motoristas que pretendem transitar pelas rodovias da região para redobrarem a atenção.

A possibilidade de congelamento da pista, em alguns pontos, torna o trânsito bastante perigoso nesses locais, uma vez que a camada de gelo formada sobre o asfalto, faz com que o veículo possa perder a tração, o que pode ocasionar a perda da direção e a consequente ocorrência de sinistros de trânsito.

Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, a tarde será com temperaturas amenas e máximas de 12°C a 16°C nos Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale. Nas demais áreas não deve passar dos 18°C.

No período da tarde, a umidade deve ficar abaixo dos 35% em algumas cidades do Grande Oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros).  Já no litoral, as rajadas de vento podem chegar a 55 km/h.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com o passar dos dias, áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e até o sul da região amazônica também serão afetadas.

Em São Paulo o frio começa a ser sentido com mais força na segunda-feira, com mínima de 11°C, máxima de 16°C e possibilidade de chuvas isoladas. O frio continua na terça-feira (30) na capital paulista, com temperaturas que podem variar de 9°C a 18°C.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...