Mundo - 08/09/2022 16:30

Entenda o que muda no Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II

Operação 'London Bridge' detalha os passos dos próximos dez dias na monarquia e prevê três dias de visitas ao caixão da rainha
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução

O Reino Unido já tem planos há anos que determinam o protocolo sobre o que acontece nos próximos dez dias após a morte da rainha Elizabeth II. A rainha morreu nesta quinta-feira (8). O roteiro do chamado “London Bridge” detalha cada uma das ações, que incluem três dias de visitas ao caixão de Elizabeth.

O jornal inglês “The Guardian” publicou alguns trechos do que seria o plano. O planejamento pode ter mudanças porque foi revisto duas a três vezes por ano pelo Exército, polícia e funcionários do governo.

“Os olhos dela serão fechados e [o príncipe] Charles será rei. Os irmãos dele vão beijar as mãos dele. O primeiro funcionário a lidar com a notícia será o Sir Christopher Geidt, secretário particular da rainha e ex-diplomata que recebeu um segundo título de cavaleiro em 2014”, apontou o jornal inglês.

Depois disso, a pessoa que ocupar o cargo de primeiro ministro, que atualmente é Liz Truss, deve ser notificada sobre o falecimento.

Os funcionários da realeza precisam conversar sobre a morte da rainha de maneira discreta. Para isso o código usado será “A Ponte de Londres caiu” para se referir à morte de Elizabeth.

Os documentos do plano informados pelo The Guardian usam termos como o “Dia D” e “D+1”, “D+2” e assim por diante até o dia 10. Cada “D” descreve um dia do falecimento e os outros que o sucedem.

Quando todos os líderes do governo britânico souberem que a rainha morreu, uma nota para imprensa internacional e ao público é divulgada.

Visitação ao corpo

O corpo da rainha ficará no Palácio de Westminster por três dias a partir do “D+6” recebendo visitas. Para visitá-la será preciso comprar um ingresso.

Luto nacional

No Dia 10, será proclamado Dia de Luto Nacional. Haverá ainda o funeral de Estado que será realizado na Abadia de Westminster com dois minutos de silêncio ao meio-dia em todo o país.

Serão duas procissões, em Londres e Windsor. A Rainha será sepultada no Castelo de Windsor, na Capela Memorial do Rei George VI (ao lado de seu pai).

O The Guardian explicou que as flores que forem colocadas dentro e ao redor de palácios reais e prefeituras públicas serão removidas após o funeral de Estado.

Novas moedas

A morte da rainha Elizabeth II traz outra mudança para o Reino Unido: novas moedas e notas. Isso porque algumas delas levam o rosto da rainha. O site My London explica que a libra esterlina, por exemplo, que hoje estampa o rosto da monarca, precisará renovar seu design. A medida também acontecerá em países como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia.

Mudança no hino

O hino nacional do Reino Unido também ganha uma nova letra. Ele muda de “rainha”  para “rei”. Isso porque o príncipe Charles assume o posto. Segundo o jornal The Guardian, agora o monarca se chamará Charles III.

Após a morte da mãe, Charles precisa ter uma audiência com Liz Truss. A Operação London Bridge fala que o sucessor do trono precisa ser proclamado soberano logo no dia seguinte ao falecimento da monarca. Depois, Charles deve iniciar uma viagem pelo Reino Unido antes do funeral.

Sem programas de comédia

A BBC, que é uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido, também terá mudanças. A corporação deve cancelar a exibição de programas de comédia.

A emissora também cancelou toda a sua programação para se dedicar à cobertura da morte da rainha.

Após o Palácio de Buckingham declarar que a rainha havia sido colocada sob supervisão médica, o apresentador Huw Edwards apareceu no noticiário da rede britânica usando uma gravata preta. O mesmo aconteceu após a morte do príncipe Philip, em abril de 2021.

Outros apresentadores e repórteres também mudaram as vestimentas.

A rainha Elizabeth II comemorou 70 anos de reinado em 2022, sendo o mais longo da história do Reino Unido. Em junho, o marco foi comemorado com festividades.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...