Saúde - 15/11/2022 07:59

SC compra medicação usada em tomografia após nove meses de tentativa de aquisição

Secretaria de Estado da Saúde realizava tratativas desde fevereiro para a comprar a medicação fora do país para uso em tomografias e outros exames de imagem
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou, nesta segunda-feira (14), a compra de 7.190 ampolas de contrastes pelo preço de R$ 1,9 milhão. O medicamento é utilizada para exames de imagem como, por exemplo, tomografias na rede pública de saúde de Santa Catarina.

De acordo com a pasta, a busca pelo produto ocorre desde fevereiro e resultou na atual aquisição. Neste período, o governo estadual preparava a elaboração e autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde para todos os documentos necessários no processo de importação, que está tramitando.

Vale lembrar que o governo federal emitiu uma nota, em 13 de julho deste ano, em conjunto com sociedades médicas brasileiras orientando a racionalização do uso de contraste iodado para exames e procedimentos médicos, até que o fornecimento do insumo fosse normalizado.

“O Ministério da Saúde reconheceu a dificuldade na aquisição de contraste e enviou nota informativa para a SES, em agosto, orientando a racionalização dos insumos, o que foi repassado às Unidades Hospitalares. No entanto, a estabilização dos exames se manteve e a Secretaria manteve o estoque até então”, conta o governo estadual por meio de nota.

A falta do medicamento ocorre por conta do aumento de demanda no número de exames de imagem em níveis acima daquela pré-pandemia. Ainda conforme a pasta, isso ocorre pelo aumento de tomógrafos e pela alta onda de compras para a formação de estoque.

“A  interrupção nas cadeias de suprimento, produção e distribuição tem sido afetada, além disso, pela nova pandemia na China, o que impactou a cadeia de produção das indústrias chinesas e por consequência o mercado internacional”, explica a SES.

Veja a nota da SES na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que adquiriu os contrastes e aguarda a entrega. São duas aquisições totalizando 7.190 ampolas no valor de R$1,9 milhão. A pasta demandou todos os esforços montando estratégias que têm mantido estável o estoque de contraste para exames radiológicos, mesmo com a situação mundial impactando o mercado e os fornecedores da SES.

Desde fevereiro, a Secretaria tem trabalhado intensamente na realização de tentativas de compra direta, o que resultou nesta aquisição; empréstimo do produto com outras entidades; elaboração e autorização da Anvisa e Ministério da Saúde para todos os documentos necessários no processo de importação do produto, que está tramitando.

O Ministério da Saúde reconheceu a dificuldade na aquisição de contraste e enviou nota informativa para a SES, em agosto, orientando a racionalização dos insumos, o que foi repassado às Unidades Hospitalares. No entanto, a estabilização dos exames se manteve e a Secretaria manteve o estoque até então.

É importante dizer que essa situação não é exclusiva de Santa Catarina e há um reconhecido aumento de demanda no número de exames de imagem no mundo inteiro – em níveis acima daqueles pré-pandemia. Isso se explica pelo aumento de tomógrafos e pela alta onda de compras para formação de estoque. A interrupção nas cadeias de suprimento, produção e distribuição tem sido afetada, além disso, pela nova pandemia na China, o que impactou a cadeia de produção das indústrias chinesas e por consequência o mercado internacional.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...