Dia da Solidariedade - 17/11/2022 17:06

Unoesc promove Dia da Solidariedade com distribuição de mais de 400 brinquedos

Evento ocorreu no salão paroquial católico da igreja matriz São Miguel Arcanjo,
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Fotos: Ascom UNOESC

Os cursos de Enfermagem e Farmácia, da Unoesc São Miguel do Oeste, juntamente com a Pastoral da Criança, realizaram o Dia da Solidariedade. O evento ocorreu no salão paroquial católico da igreja matriz São Miguel Arcanjo, onde foram distribuídos mais de 400 brinquedos novos que foram arrecadados por acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Farmácia. A Pastoral da Criança também entregou uma cesta básica para cada família participante. O público contemplado é de famílias do município e de cidades próximas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

Durante a abertura, foi realizada uma pequena celebração e os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde proporcionaram algumas atividades que contemplam as práticas integrativas e complementares que são realizadas pelo município. Também foram desenvolvidas diversas brincadeiras e pinturas para as crianças, servido lanche e ao final o Papai Noel chegou para entregar os brinquedos.

O coordenador do Curso de Farmácia, professor Everton Boff, destaca que a atividade reafirma aos acadêmicos o papel social que a profissão farmacêutica também possui, principalmente ao dar uma atenção especial para populações mais vulneráveis.
— A vulnerabilidade social e econômica também induz para uma maior vulnerabilidade em saúde. Ver todas as crianças felizes e realizadas com as atividades desenvolvidas, demonstra que essa população precisa sempre de uma atenção especial, reafirmando um dos princípios doutrinários do SUS que é a equidade — reforça Boff.

Conforme a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Ana Moser, o mercado de trabalho vem exigindo profissionais que não tenham apenas uma excelente capacitação técnica, mas que acima de tudo estejam sensibilizados para o compromisso social que assumiram ao optar pela formação como enfermeiros. 

— Por isso, por meio desses momentos, pretendemos despertar nos alunos uma grande sensibilização e motivação, tornando-os verdadeiros educadores em saúde — salienta Ana.

Para a assistente social e coordenadora da Pastoral da Criança, Ili Alves, o momento é de agradecer a parceria da Unoesc e a colaboração da secretaria de Saúde do Município de São Miguel do Oeste.

— Solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos que nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade. Como membros da sociedade civil, mantenhamos vivo o apelo aos valores da liberdade, responsabilidade, fraternidade e solidariedade; e, como cristãos, encontremos sempre na caridade, na fé e na esperança o fundamento do nosso ser e da nossa atividade — enaltece Ili.

A acadêmica de Farmácia, Maiara Miola, relata que a oportunidade trouxe a visão de outra parte da sociedade.

— A experiência nos trouxe a oportunidade de olharmos o próximo já com o olhar profissional, para criarmos maior empatia em atender esse público quando vierem até nós, tendo assim maior sensibilidade — finaliza Maiara.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ascom UNOESC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...