ALERTA NO ESTADO - 01/12/2022 14:10

SC tem 26 cidades com alerta roxo de perigo por chuvas e nova chegada de temporais; veja mapas

Intensidade do risco para deslizamentos varia de alto a muito alto em quase todo o leste de SC; temporais retornam durante a tarde
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Neste quinto dia seguido de chuvas, 26 municípios de Santa Catarina estão em risco máximo para deslizamentos, de acordo com o alerta divulgado na manhã desta quinta-feira (1º) pela Defesa Civil. Quase todo o leste do Estado está em risco alto, muito alto ou máximo para as ocorrências.

A situação se torna mais crítica devido à previsão de novos temporais para as regiões entre o Meio-Oeste e o Litoral durante a tarde desta quinta-feira.

Mapa mostra risco de deslizamentos para os municípios de SC. Legenda: amarelo: risco moderado; laranja: risco alto; vermelho: risco muito alto; e roxo: alerta máximo – Foto: Defesa CIvil/Divulgação

Além das cidades em risco máximo, há ainda 17 municípios em risco muito alto (vermelho), 19 em risco alto (laranja) e os demais em risco moderado (em amarelos) para a ocorrência de deslizamentos, detalha o aviso.

A Defesa Civil emitiu outros dois avisos para a ocorrência de temporais que colocam cinco regiões em alerta laranja alagamentos, inundações e deslizamentos de terra:  Litoral Sul, Planalto Norte, Serra, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

As chuvas ocorrem devido à grande “disponibilidade de umidade combinado com aquecimento diurno”, segundo o aviso. Os temporais ocorrem em formas de pancadas, acompanhados de chuva pontualmente intensa com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo.
Regiões em laranja estão em alerta para temporais que devem ocorrer nesta tarde – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Há ainda a atuação de um sistema de baixa pressão que provoca rajadas de vento na costa catarinense, com intensidade que variam entre 50 e 75 km/h.

Estragos e desabrigados

A chuva forte que atinge Santa Catarina nos últimos dias levou 17 municípios a decretarem situação de emergência. Os fenômenos já deixaram cerca de 275 pessoas desabrigadas e 1182 desalojadas até esta quinta-feira.

Pelo menos duas mortes foram confirmadas em decorrências de situações relacionadas ao tempo no Estado. Os dados constam no relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual, nesta manhã de quinta-feira (1º).

Pelo menos 17 municípios já haviam decretado situação de emergência, conforme o relatório da Defesa Civil.
São eles: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis.
Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...