CHUVAS EM SC - 01/12/2022 20:27

Sobe número de rios em estado de emergência para enchentes em SC; veja locais

Grande Florianópolis, Sul e Serra são as regiões que inspiram mais atenção nesta quinta-feira (1º)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Rio Cubatão transbordou e inundou Santo Amaro da Imperatriz – Foto: Roberto Dummer/NDTV

Três rios de Santa Catarina estão em estado de emergência para enchentes nesta quinta-feira (1º). Nesta quarta-feira (30), o risco emergente era para dois locais.

De acordo com informações fornecidas pela Epagri/Ciram, outros três pontos são considerados em nível de atenção. No Norte, o rio Itapocu saiu do risco de enchentes e opera em normalidade.

De acordo com as análises feitas pela Epagri, dois locais do rio Tubarão, no Sul do Estado, estão com risco de enchentes.

O ponto com maior preocupação, mas que está em tendência de queda na tarde desta quinta-feira, é em São Martinho. Às 15h45 o nível do rio estava em 9,5 metros, sendo que o pico do local foi às 12h15, batendo os 10,5 metros. O normal para o local é 0,6 metro.

O outro ponto de atenção no rio é em Tubarão. Às 15h45 desta quinta, o rio marcava 6,3 metros na cidade, quando o normal é 1,2 metro. Neste local não há tendência de mais cheias, mas o nível deve demorar mais que em São Martinho para reduzir o volume de água.

Na Grande Florianópolis, o rio Tijucas, em São João Batista, está em estado de emergência para enchentes. Na tarde desta quinta-feira o local seguia com cheias, nove metros acima do normal. A cidade ficou alagada nesta quinta-feira e cerca de 10 mil pessoas foram afetadas.

Rios podem voltar a encher

O rio Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz, desceu de nível emergente para alerta. A tendência é de queda para as próximas horas. Às 15h, o rio marcava 4 metros, sendo o normal 1,6 metro. Na madrugada de quinta-feira o local chegou a registrar 7,1 metros.

“Segundo aviso meteorológico emitido nesta quinta-feira, há condição para temporais ao longo da faixa leste catarinense. Assim, associado ao solo já úmido, destaca-se que esses níveis podem voltar a subir, podendo atingir novamente níveis de emergência, principalmente em rios menores e córregos”, destaca o gerente de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff.

Na Serra, o rio Canoas está em atenção nas cidades de Rio Rufino e Bocaina do Sul, mas a situação é estável desde a quarta-feira (30).

No Norte, o rio Itapocu, em Schroeder, saiu do nível de alerta e apresenta mais tendência de queda, devendo normalizar nesta sexta-feira (2).

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...