INVESTIGAÇÃO - 08/12/2022 13:59

Roubo milionário em Blumenau teve ajuda de gerente de banco e até de ex-jogador de futebol

A facção criminosa esvaziava contas bancárias após hackear o sistema operacional do banco; Duas funcionárias foram sequestradas na época
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Um suposto sequestro contra duas gerentes de banco em setembro deste ano em Blumenau, no Vale do Itajaí, acabou desvendando um esquema criminoso milionário. E contou com a colaboração de um gerente do banco, colega de trabalho das duas funcionárias tomadas como reféns.

As investigações da Polícia Civil apontaram que o objetivo dos envolvidos era roubar os notebooks do banco que estavam com as vítimas para “hackear” contas bancárias. Segundo a Polícia Civil, mais de 2,6 milhões de reais foram roubados de diversas contas bancárias pelos criminosos. Um novo inquérito policial foi aberto para investigar o destino desse dinheiro.

Em coletiva de imprensa, o delegado da Polícia Civil, Rodrigo Raitez, revelou que as investigações iniciaram após algumas imagens serem obtidas pelas equipes de investigação da Polícia Civil.

“Desde o início das diligências, uma equipe foi até o local, e a partir desse momento, conseguimos obter algumas imagens e de fato, comprovar que, embora tenha sido mencionado de que seria um caso de sequestro, era na verdade um roubo. A partir disso, conseguimos identificar, além dos executores,  essa estrutura criminosa e o grupo que orquestrava”, disse.

O inquérito policial revelou ainda que a organização criminosa atua em todo o Brasil. Do Rio de Janeiro, hackers, com a ajuda e aliciamento de colaboradores de instituições financeiras, conseguem transferir valores a contas bancárias.

O sequestro

Na ocasião, três homens, um deles armado, abordaram duas mulheres, ambas funcionárias da instituição financeira, no pátio da Loja Havan, em Indaial.

Diante de ameaças, eles obrigaram as mulheres a entrar no carro de uma delas, fazendo com que ficassem reféns. Destaca-se que uma das vítimas estava grávida. A Polícia Militar conseguiu localizar o veículo roubado na BR-470. Após perseguição, a PM conseguiu libertá-las, após um confronto com com os criminosos.

Policiais perseguiram os criminosos – Foto: Reprodução

A Polícia Civil ainda descobriu que, no dia do crime, os assaltantes seguiram as vítimas desde a Avenida Beira Rio, local da agência bancária, até a cidade de Indaial.

Roubo teve ajuda do gerente do banco

O roubo, teve um participante fundamental para que ocorresse: o gerente do banco em que as vítimas trabalhavam.

Ele ficou responsável por repassar informações privilegiadas ao grupo, como as senhas e logins de acesso ao sistema do banco e a rotina pessoal das vítimas, inclusive no dia do crime. Tudo isso com a promessa de recompensa no valor de R$ 500 mil.

Prisões

Na manhã desta quinta-feira (08), a Polícia Civil, através da DIC de Blumenau, deu cumprimento a mandados de prisão preventiva aos indivíduos envolvidos no caso do suposto sequestro.

Três indivíduos que executaram o roubo, um deles morto em confronto com a PM, um que está foragido e o outro um adolescente, que foi apreendido pela DIC na cidade de Itajaí e encaminhado ao Casep.

Também foi dado cumprimento a um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo residente na cidade de Santo Ângelo/RS, líder de uma facção criminosa gaúcha e com extensa ficha criminal, que foi o responsável por arquitetar e operacionalizar o crime.

Por fim, a DIC prendeu, na cidade de Blumenau, um empresário e ex-jogador de futebol profissional, com passagens pelo Paulista de Jundiaí, em São Paulo, e clubes do exterior, que foi a pessoa que intermediou o contato entre os dois investigados acima e instigou o gerente a aceitar a proposta, também com objetivo de ganhar uma porcentagem dos valores subtraídos do banco.

Durante a investigação, a DIC recuperou um telefone celular, apreendeu um dos notebooks roubados, depois que um dos investigados residente em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, remeteu o aparelho via Correios aos demais integrantes da organização criminosa, moradores daquela cidade.

Os envolvidos serão indiciados pelo crime de roubo, furto, organização criminosa e corrupção de menores, em razão de que um dos indivíduos identificado como executor do crime, era um adolescente.

Agora, a investigação segue no sentido de identificar todos os integrantes da organização criminosa.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...