Contrabando da Argentina - 14/12/2022 11:03 (atualizado em 14/12/2022 11:17)

Carga de caminhão é apreendida em SC e revela produto que causa doenças

A carga de agrotóxico era oriunda de contrabando da Argentina e foi apreendida na BR-282 em Xanxerê, na madrugada de quarta-feira (14)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O caminhão estava carregado de agrotóxico proibido no Brasil. — Foto: PRF/Reprodução/

Uma carga com 2.880 litros de agrotóxico importado ilegalmente da Argentina foram apreendidos em Xanxerê, na BR-282, no Oeste de Santa Catarina. A ação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na madrugada de quarta-feira (14). O produto pode causar doenças, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A carga foi encontrada em um caminhão Mercedes-Benz, com placas de Constantina/RS. O veículo foi abordado durante fiscalização de rotina. O motorista disse aos policiais que transportava garrafas de vidro vazias.

Porém, o homem levantou apenas parte da lona e mostrou algumas garrafas. Mas ao vistoriar o restante do compartimento, os policiais encontraram, em meio às garrafas, diversos galões do agrotóxico proibido no Brasil.

O motorista, um homem de 36 anos, revelou que seria pago para levar a carga da Argentina até Faxinal dos Guedes/SC. Ele foi encaminhado para a Polícia Federal de Chapecó onde vai responder pelo crime de contrabando.

Segundo a Anvisa, o agrotóxico que estava no caminhão pode causar doenças graves em quem manipula o produto e possui proibição de entrada no Brasil.

Contrabando de agrotóxico

Outro caso de contrabando de agrotóxico foi registrado em Romelândia, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. A PM (Polícia Militar) realizava abordagens na SC-161 quando fez a abordagem por volta das 23h30 na segunda-feira (12).

O suspeito estava em um carro de modelo Monza e contou aos policiais que era vendedor de cuias e que estaria vindo da cidade de Francisco Beltrão/PR. Ao revistar o veículo, a PM encontrou 20 galões de agrotóxico Paraquat Sigma Concentrado Salute. Cada recipiente continha 20 litros do produto.

Segundo a polícia, o homem disse que teria pegado os galões em Francisco Beltrão e que iria levar até a cidade de Vicente Dutra/RS. Diante do fato o homem foi preso pelo crime de contrabando e entregue na Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, bem como, o veículo com os galões de agrotóxico guinchado, o qual foi entregue na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...