O jornalismo da Rádio Líder conversou nesta segunda-feira (9) com o delegado Albert da Silveira, piloto e coordenador do SAER Fron (Serviço AeroPolicial de Fronteira) e SARA (Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico). A estrutura da Polícia Civil, com sede em Chapecó, possui helicóptero e profissionais treinados para voos de busca e resgate, missões policiais e transporte de pacientes para toda a região.
De acordo com o coordenador do SAER, foram 600 missões no ano passado. O número expressivo mostra a alta importância do atendimento e reforça a necessidade de manter os trabalhos. Silveira explica que o objetivo para o ano novo é ampliar ainda mais a estrutura.
Ele lembra que Maravilha registra amplo atendimento aeromédico, já que possui o Hospital São José, com espaço exclusivo para pouso da aeronave. O piloto destaca a implantação e o tempo-resposta para salvar vidas e atender rapidamente as pessoas. Como exemplo, Silveira lembra os casos de transferências para atendimento urgente no hospital referência em cardiologia, em Xanxerê.
Após o trabalho, os profissionais costumam receber o agradecimento dos pacientes, que foram rapidamente levados para a unidade e tiveram a vida salva.
OUÇA ENTREVISTA COM O DELEGADO ALBERT DA SILVEIRA