Um youtuber de Balneário Camboriú movimentou uma grande equipe policial de diversas cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, incluindo a equipe do helicóptero Águia 07.
A ocorrência se deu após o youtuber após gravar cenas de assalto com armas de airsoft semelhantes a fuzil em plena via pública, assustando moradores na tarde desta quarta-feira (19).
A denúncia
O chamado da polícia pelo 190 indicava que um roubou estaria ocorrendo próximo a um clube de tiro que fica no bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. De acordo com a ligação, alguns homens teriam realizado o assalto portando armas longas, do tipo fuzil e fugido em uma caminhonete Ranger.
Diante da gravidade da denúncia, todas as viaturas e motocicletas policiais do 12° Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú, incluindo a equipe do helicóptero Águia 07 se empenharam para averiguar a denuncia.
Além disso, outras ocorrências do sistema, que aguardavam atendimento policial, foram deixadas em segundo plano, visto que a gravidade da denúncia exigia a mobilização de todos os policiais militares disponíveis.
Depois de pelo menos 30 minutos de intensas buscas pelas equipes, com sobrevoo da aeronave águia 07 pela região e também mobilização das equipes policiais de Itapema e Itajaí, que passaram a realizar barreiras na BR-101, para evitar possível fuga, os policiais enfim encontraram a camionete estacionada numa casa, localizada na rua Nova Iguaçu.
“Apenas um vídeo”
Ainda neste momento, os policiais trabalhavam com diversos indicativos de que os suspeitos estariam na casa e haveria o flagrante dos crimes referidos, por isso, os agentes cercaram a casa e abordaram o morador.
O rapaz informou ainda que não informou e tampouco solicitou qualquer autorização dos órgãos públicos competentes para gravar tais cenas na rua. Além disso, o rapaz simulava cenas de assalto sem ao menos comunicar as “supostas vítimas” que se tratava de cenas.
As vítimas reforçaram para a polícia que o youtuber ainda teria apontado uma arma na direção delas, mandando ir embora, com voz e gestos. Que diante da situação, fugiram correndo em desespero, até uma fábrica e pediram o funcionário do local para ligar para a Polícia Militar.
“Brincadeira” resultou em prisão
Diante dos fatos, principalmente por atentar contra o funcionamento do serviço policial militar, provocando prejuízo ao atendimento de outras ocorrências além das atividades de policiamento ostensivo e preventivo, a guarnição deu voz de prisão em flagrante para o youtuber.
Ainda nesta quinta-feira (19), o rapaz segue preso pelos crime do artigo 265 do Código Penal, bem como pelo crime de ameaça e pela contravenção de perturbação do trabalho ou sossego alheios, com penas que podem chegar a 5 anos de prisão.
O que diz o youtuber