Na tarde de segunda-feira, 23, aconteceu no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis, a passagem de comando do Estado-Maior-Geral. O coronel Jardel Carlito da Silva passou a chefia para o coronel Jailson Aurelio Franzen.
A solenidade contou com a presença do comandante-geral PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, entre outras autoridades civis e militares.
O Estado-Maior-Geral é o órgão de direção geral responsável, perante o comando-geral, pelo estudo, planejamento, coordenação, supervisão e controle de todas as atividades da corporação.
Ao coronel Jardel e ao coronel Jailson, o comandante-geral agradeceu o trabalho realizado e desejou sucesso nas suas novas funções. “O Estado-Maior-Geral é a base para todo o trabalho realizado pela PMSC, tanto de planejamento quanto operacionalmente. Temos muito trabalho a ser realizado de acordo com o nosso plano de trabalho 360º”, afirmou o coronel Pelozato.
O coronel Jailson Aurelio Franzen ingressou nas fileiras da corporação em 30 de abril de 1993, concluindo o Curso de Formação de Oficiais em 29 de novembro de 1996, quando foi declarado Aspirante à Oficial. Ascendeu ao posto atual em 11 de agosto de 2022.
Durante o oficialato, concluiu os cursos de aperfeiçoamento de oficiais – 2010, curso superior de Polícia Militar – 2019, curso de aperfeiçoamento de oficiais – PMSC 2010, curso superior de Polícia Militar – PMSC 2019, curso de multiplicador em direitos humanos e direito internacional humanitário, curso de administração e planejamento para a redução de desastres (APRD) - Defesa Civil de Santa Catarina, curso de sistema de comando em operações (SCO) – Defesa Civil de Santa Catarina, curso nacional de polícia comunitária – Senasp / Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, curso de mediação de conflitos – PMSC, estágio de formação de instrutores Proerd – PMPR, estágio de formação de mentores Proerd – PMSC, curso de comunicação social – Ministério da Justiça e Segurança Pública e Exército Brasileiro, curso de produção audiovisual – Ministério da Justiça e Segurança Pública e curso de gestão de policiamento de fronteira - PMPR.
O coronel Franzen desempenhou diversas funções enquanto oficial superior da Polícia Militar, destacando-se a de coordenador estadual executivo do programa educacional de resistência às drogas e à violência (Proerd) – Florianópolis-SC; chefe de operações, subcomandante e, por fim, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira – São Miguel do Oeste; chefe do Estado-Maior do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira – e comandante do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira – São Miguel do Oeste.