NO INVERNO - 07/02/2023 07:54

Frio intenso nos EUA pode impactar SC? Meteorologistas explicam

EUA teve recorde de frio com sensação de -78°C no último fim de semana
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Projeções apontam que o inverno em SC deve ter temperaturas acima da média — Foto: Felipe Bottamedi/Arquivo

O frio intenso registrado nos Estados Unidos levanta a dúvida se inverno no Sul do Brasil será tão rigoroso quanto o registrado na América do Norte. Conforme o meteorologista Luiz F. Nachtigall, autor do MetSul, apesar de haver uma “tendência de repetição de padrões do inverno da América do Norte no inverno do Sul do Brasil”, as projeções apontam que a região deve ter temperaturas acima da média.
Isso acontece, segundo Nachtigall, por conta dos acontecimentos registrados nos Estados Unidos serem considerados pontuais. Além disso, destaca que os modelos de clima que fazem projeções futuras indicam temperaturas mais altas que a média no inverno do Sul do Brasil.

Repetição de padrão

Conforme o divulgado pelo meteorologista, já houve casos da América do Sul e do Brasil registrarem eventos de grande intensidade no inverno, meses após a América do Norte também registrar eventos extremos de frio, nos meses de janeiro e fevereiro.
Luiz F. Nachtigall ainda cita que o clima não é linear. “Um ou dois eventos de frio mais extremos nos Estados Unidos não significam que haverá uma repetição do padrão aqui. É preciso ter em conta, em primeiro lugar, que o padrão geral de circulação na atmosfera hoje no mundo é um e no nosso inverno tende a ser muito diferente”.
O MetSul salienta que a atmosfera atualmente sofre a influência do fenômeno chamado de La Niña. Já no inverno do Hemisfério Sul, o clima deve ser afetado por El Niño.
O meteorologista Piter Scheuer acrescenta que o fenômeno La Niña irá atuar até o fim desse verão e depois haverá um período de neutralidade, que vai de abril a junho. No mês de julho já entra em atuação o El Niño, responsável por trazer chuvas mais regulares.

Casos pontuais

O frio intenso que tem sido registrado nos Estados Unidos, segundo o MetSul, são casos pontuais, que não tem sido a regra geral do inverno do país — que inclusive registrou temperaturas acima da média durante a estação.
Por isso, não se descarta que possa ocorrer no Brasil algo semelhante ao vivenciado nos Estados Unidos, que apesar de registrar temperaturas acima da média, teve alguns casos isolados de frio extremo.
Para Santa Catarina, conforme o meteorologista Piter Scheuer, a tendência é que o inverno ocorra no padrão e normalidade. “Provavelmente que o inverno deve ficar dentro da média. Um inverno com transição de massa de ar polar, responsáveis por trazer geadas, principalmente, entre os meses de maio, junho, julho e agosto”, salienta o meteorologista.

Frio intenso na América do Norte

O Nordeste dos Estados Unidos e o Leste do Canadá registraram frio intenso no fim de semana, com níveis recordes nas temperaturas.
No sábado (4), segundo o Serviço Meteorológico dos EUA, no topo do Monte Washington em New Hampshire, a sensação térmica, que considera o frio relacionado ao vento, foi de -78°C. O número do termômetro ultrapassa o recorde anterior que tinha registrado sensação térmica de -74°C, conforme aponta o site especializado Weather Channel.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...