Santa Catarina deve ter uma quarta-feira (8) marcada por sol em grande parte do estado. Além de calor com máximas perto dos 37C° e possibilidade de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Litoral e áreas próximas. A previsão é da Defesa Civil, que destaca que os riscos para ocorrências relacionadas ao tempo são consideradas baixas.
Segundo o órgão, o Litoral deve permanecer com maior presença de nuvens, com possibilidade de chuva a qualquer momento da quarta-feira, principalmente entre a tarde e noite.
Além disso, a chuva pode vir acompanha de trovoadas, contudo o risco é considerado baixo para ocorrências relacionadas aos temporais isolados.
Sol e calor de 37°C
Apesar da instabilidade que deve atingir a região do Litoral, nas demais localidades do estado, o dia deve ser marcado por sol e predomínio de calor, o que também pode favorecer para ocorrências de pancadas de chuva isoladas.O amanhecer deve começar com temperaturas mais amenas, entre 10°C e 16°C, entre os Planaltos e o Meio-Oeste. Já nas demais regiões o começo do dia deve registrar temperaturas de 17°C a 21°C. Ao longo da tarde o calor deve se intensificar, podendo chegar a 37°C no Grande Oeste.
Fevereiro mais ensolarado
Conforme a Epagri Ciram, em Santa Catarina é esperado um mês de fevereiro com mais predomínio de sol, quando comparado com o mês de janeiro.“Como vem ocorrendo desde o início de fevereiro, o período de 07 a 21/02 segue sendo de sol e calor na maior parte dos dias. Entre a tarde e início da noite, o aquecimento favorece pancadas de chuva rápidas e mal distribuídas, típicas de verão, que podem ser bem intensas em alguma localidade isolada”, destaca a Epagri.
Ainda de acordo com a estimativa da Epagri, as regiões do Extremo Oeste ao Meio-Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, tem menores chances de ocorrência de chuva nos próximos dias.
Já na próxima semana, entre terça-feira (14) e quinta-feira (16), conforme destaca a Epagri, há maior chance de ocorrer pancadas de chuva que devem atingir todas as regiões do estado. Além da chuva que deve apresentar maiores volumes, a passagem de uma frente fria deve aumentar as chances temporais.