VETADO - 09/02/2023 19:54

Jorginho Mello veta pagamento por Pix em pedágios: ‘competência federal’

Proposta faria com que não fosse necessário usar dinheiro no pagamento das taxas
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Governador Jorginho Mello vetou lei que permitiria pagamento por pix em pedágios do Estado – Foto: CCR Via Costeira/comunicação/Divulgação
O governo Jorginho Mello vetou o pagamento por Pix em pedágios de Santa Catarina. O projeto foi aprovado na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) no final de 2022, e obrigava as concessionárias de rodovias em operação no Estado a aceitar a modalidade de pagamento.
Questionada, a equipe do governador justificou que a medida foi tomada por ser “competência federal” decidir colocar a prática em vigor em Santa Catarina. Ou seja, a competência para propor a Lei seria da União e não do Estado.
“A medida configura ingerência indevida na gestão nos serviços e atividades de infraestrutura da União, em ofensa ao princípio federativo e à competência privativa da União para dispor sobre a forma de exploração de seus bens (cobrança de pedágio sobre rodovias federais)”, alegou o governo estadual sobre o voto.
Entenda o projeto:
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no dia 17 de dezembro.
A proposta era de autoria do deputado estadual Nilso Berlanda (PL). Conforme um dos artigos do projeto, caso a concessionária se recusar a aceitar o pagamento por meio de Pix, o motorista teria o direito de passar sem pagar.
Em 2021, o Legislativo aprovou e o Executivo sancionou um projeto de lei que obrigava a possibilidade de pagamento por meio de cartões nos pedágios de Santa Catarina. A matéria foi questionada e as concessionárias conseguiram derrubar a proposta no Judiciário.

Fonte: ND mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...