TRAGÉDIA CLIMÁTICA - 19/02/2023 22:23

Chuva no litoral norte de SP deixa 23 mortos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas

Equipes trabalham em resgate de possíveis feridos em áreas afetadas e na desobstrução de rodovias. Festas de Carnaval foram canceladas em vários municípios
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Em São Sebastião, equipe da Defesa Civil ajuda a resgatar moradores de áreas afetadas pela chuva DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SÃO SEBASTIÃO 

A chuva que atingiu o litoral norte de São Paulo entre o sábado (18) e este domingo (19) deixou ao menos 23 mortes, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas, segundo dados das prefeituras e da Defesa Civil do estado.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), confirmou que só no município foram 22 mortes. Outra vítima é uma menina que morreu ao ser atingida pelo deslizamento de pedras em Ubatuba. 

O temporal causou desmoronamentos que deixaram casas e moradores soterrados em diferentes bairros da região. As cidades sofrem ainda com a interdição de vias e estradas e começam a enfrentar problema de falta de água potável. Ao mesmo tempo, as celebrações de Carnaval foram canceladas em diferentes municípios, neste que é um destino turístico bastante procurado nesta época do ano.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobrevoou a região e decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba, no litoral norte, e Bertioga, na Baixada Santista. 

Em São Sebastião e Bertioga, por exemplo, a chuva medida foi de 600 mm de chuva, mais do que o esperado para todo o mês de fevereiro. As duas cidades cancelaram os festejos de Carnaval. A Defesa Civil recomendou que a região seja evitada. 

Após solicitação do governador, o Exército Brasileiro autorizou o emprego de tropas e meios do Comando Militar do Sudeste nas ações de suporte às vítimas das chuvas. As Forças Armadas disponibilizaram duas aeronaves e equipes de busca e salvamento. 

Hospitais regionais em São José dos Campos estão em alerta para receber possíveis feridos do desastre. Caso necessário, elas poderão abrir leitos extras. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da capital também estão aptas a receber os feridos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Neste domingo, por exemplo, foi resgatada uma grávida em trabalho de parto, que passam bem.

O Estado também está providenciando insumos de saúde e medicamentos para enviar para as equipes de resgate que estão nas regiões afetadas e pretende ainda enviar mantimentos.

Redes Sociais
Fonte: R7
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...