A Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina – Ameosc, realizou nesta sexta-feira (17), a primeira assembleia geral ordinária da entidade do ano de 2023. A reunião aconteceu na sede da Ameosc e reuniu os prefeitos dos municípios de abrangência entidade para debater assuntos de importância regional.
Após a abertura, foi apresentado o movimento econômico gerado pelas PCHS, que são pequenas hidrelétricas, a nível regional. Em seguida. Seguido da apresentação de proposição para a realização do 2º Congresso de municípios da AMEOSC que acontecerá neste ano, onde foi criada uma comissão composta por quatro prefeitos, que irão debater e encaminhar assuntos para a realização do congresso. Também foi debatido o planejamento estratégico para 2023.
Outro assunto importante foi a proposição de audiências em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, prevista para acontecer nos dias 27 a 29 de março. Em seguida, foram feitas deliberações sobre encaminhamentos com o Governo do Estado acerca das Portarias dos convênios de 2022 e ratificação da manutenção da cobrança dos custos dos concursos públicos e processos seletivos realizados pelos municípios associados, para que os municípios continuem atuando de forma conjunta e unificada. Ainda, os prefeitos abordaram a eleição da Federação dos municípios Catarinanses – Fecam, que acontecerá na próxima segunda-feira (27), e possui dois representantes do Oeste nas chapas.
Para o presidente da Ameosc e prefeito de Mondaí, Valdir Rubert, foi uma reunião muito proveitosa, com diversos encaminhamentos feitos. “Debatemos diversos assuntos de importância regional, com definições importantes para os próximos passos das atividades da Ameosc. Temos muitas prioridades para colocar em prática neste ano, como a organização do 2º Congresso dos Municípios da Ameosc, pautas da Marcha dos Prefeitos à Brasília, eleição da Fecam, melhorias pontuais na sede da Ameosc e diversos assuntos abordados, onde precisamos nos organizar e definir o planejamento, portanto foi uma reunião muito positiva”, finaliza.