Santa Catarina começa a aplicar a dose de reforço da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, na próxima segunda-feira (27). O imunizante será disponibilizado, nesse momento, para a população dos grupos prioritários. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, 129.576 doses foram distribuídas entre as 17 centrais regionais de saúde. Na primeira etapa devem ser imunizadas 504.771 pessoas.
Nessa primeira fase serão imunizados abrigados e trabalhadores da ILPI (Instituição de Longa Permanência); Casa Divina Providência; além de pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos.
A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 ocorrerá em cinco etapas e devem imunizar ao todo cerca de 1,6 milhão de pessoas.Quem pode receber a dose de reforço bivalente
Arieli Schiessl Fialho – gerente de imunização da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), destaca que para receber a dose de reforço com a vacina bivalente a pessoa precisa fazer parte do grupo prioritário. Além disso, deve ter finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, com intervalo de quatro meses da última dose.
“Pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses”, esclarece a gerente.As pessoas que não fazem parte dos grupos para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, conforme a faixa etária.
Veja quem será vacinado nas próximas quatro fases:
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade (previsão de início 17/04/2023).