Segundo uma pesquisa feita pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve diagnosticar 17 mil mulheres com câncer de colo de útero em 2023. O número representa um aumento de 2% em comparação com os números de 2020, ano em que foram diagnosticados 16.600 novos casos.
Apesar dos números se manterem estáveis, é necessário o combate à doença. Nesse sentindo, é celebrado o Março Lilás, mês com objetivo de informar e conscientizar sobre o câncer de colo uterino.
“Os principais fatores para o advento do câncer de colo de útero é a infecção pelo vírus HPV, além do início da vida sexual precoce, grande frequência de parceiros, tabagismo e falta de vacinação”, Dr. Wesley Pereira Andrade, médico titular da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica).O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Queda no número de incidências
Ainda de acordo com a pesquisa do INCA, em números relativos houve um decréscimo no número de incidências, 15 casos a cada 100 mil mulheres em 2020, para 13 casos para cada grupo de 100 mil mulheres em 2023.Essa diminuição relativa se deve a alguns fatores como a vacina de HPV (principal fator deste tipo de câncer), bem como, as campanhas de rastreamento e detecção precoce por intermédio do exame de Papanicolau.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem como meta extinguir a incidência de câncer de colo de útero na humanidade nas próximas décadas por meio da vacinação maciça contra o HPV, além da proliferação das medidas de prevenção para a detecção precoce da doença.
De acordo com o médico, o câncer de colo de útero corresponde ao terceiro câncer de maior importância no público feminino, perdendo para o câncer de mama (cerca de 73.600 novos casos), seguido do de intestino (23.600).Como prevenir
Este tipo de câncer é altamente evitável, por meio da vacinação contra HPV, associada às estratégias de detecção precoce na realização de exames de Papanicolau.Nem todo HPV é igual, uma vez que existem vários tipos como o 16 e 18 que são os mais relacionados à neoplasia de colo de útero. O 6 e 11 podem causar verrugas genitais”.
Os principais sintomas de câncer de colo de útero são sangramento anormal e dor após a relação sexual, aumento de corrimento vaginal (muitas vezes com mau cheiro), dores na região pélvica, perda de peso, cansaço.Nas fases mais avançadas, secreção vaginal fétida, inchaço nas pernas, alteração intestinal e miccional e até comprometimento de outros órgãos como pulmões que podem ocasionar tosse e falta de ar, por exemplo.