Um temporal com fortes rajadas de vento no meio da tarde deste sábado (4) causou destelhamento de imóveis, derrubada de árvores e queda de energia em cidades de Santa Catarina. A região mais atingida é a de Jaraguá do Sul, município onde a cobertura de um posto de combustíveis localizado na região central, na rua Marechal Floriano Peixoto, foi completamente arrancada pela ventania.
— Foi um temporal rápido, praticamente com meia hora de chuva e vento. Em Jaraguá do Sul, ele também causou várias quedas de árvores na região central, que foi a mais afetada — disse o coordenador regional da Defesa Civil no município do Norte do Estado, Osvaldo Gonçalves.
Na vizinha Guaramirim, ao menos dez casas tiveram destelhamento, segundo Gonçalves, que ainda aguardava um balanço de Corupá, outro município da região de Jaraguá do Sul que também teve estragos. As três cidades chegaram a ficar, juntas, com cerca de 40 mil imóveis sem energia elétrica após o temporal, devido às interrupções acidentais por rompimento das fiações.
Na mesma altura, por volta das 16h, as regiões de Joinville, Mafra, Blumenau, Itajaí e Lages também tinham municípios com diversas unidades consumidoras sob apagão, segundo a Celesc.
Em Joinville, a Defesa Civil local registrou estragos especialmente por quedas de árvores. Já em Itajaí, foi necessária atuação da Celesc e da concessionária Arteris Litoral Sul para retirada de um poste que se partiu à beira da BR-101, na altura do km 113,7, com interdição total da via entre 15h30min e 17h.
Na região serrana, também houve interdição de rodovia, a SC-110, mas devido a uma queda de barreira. O trecho que liga São Joaquim a Urubici tinha tráfego ainda em meia pista por volta das 18h.
Todas as regiões do Estado têm tempo instável ao longo deste sábado. No domingo (5), a Defesa Civil estará em alerta para a atuação de um ciclone extratropical na região costeira de SC, mais uma vez com chuva e ventania, condição que deve dar trégua apenas a partir de terça-feira (7).