Violência contra a mulher – Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília/Divulgação
Um homem de 22 anos foi preso por agredir e ameaçar de morte a esposa de 19 anos em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. O caso foi registrado por volta da 1h30 desta segunda-feira (6), na linha São Jorge, interior do município.
A PM (Polícia Militar) foi acionada, já no local a guarnição encontrou a mulher lesionada em algumas regiões do corpo, e percebeu as ameaças de morte proferidas marido.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao homem, ele foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Xanxerê para as providências. Não foram repassadas informações quanto ao histórico policial do suspeito.
Região líder em feminicídios
A região Oeste de Santa Catarina lidera o ranking estadual de feminicídios. Já são três anos seguidos, segundo dados de 2020 a 2022 da SSP/SC (Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina).
Até o dia 14 de dezembro de 2022, a região somou 19 dos 54 feminicídios registrados no Estado no ano, o que representa 35% das mortes motivadas por violência doméstica ou por menosprezo à condição de mulher.
Como denunciar
Em caso de suspeita de violação dos direitos de uma mulher, a vítima, ou o denunciante, deve procurar a delegacia de polícia especializada mais próxima. A denúncia pode ser feita nos números de telefone 180, 190 ou 197. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que apoia a Operação Maria da Penha, também mantém a Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180, que oferece escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência, registrando e encaminhando denúncias, reclamações, sugestões ou elogios aos órgão competentes.