O HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó/SC, ficou por cerca de nove horas sem energia elétrica, nesta segunda-feira (6). A unidade de saúde precisou ativar um plano de contingência assim que identificou o problema, por volta do meio-dia, para manter os atendimentos e suprir as necessidades.
Em nota enviada ao ND+, a assessoria do hospital informou que o HRO enfrentou problemas técnicos na parte de energia elétrica e tranquilizou que o abastecimento foi suprido por meio de geradores. Disse ainda o sistema de distribuição de luz foi restabelecido por volta das 20h30.
O hospital acrescentou dizendo que “não há registro de prejuízo no atendimento” e que os geradores supriram a demanda necessária ao longo do dia. Vídeos enviados por familiares de paciente para a nossa reportagem mostram algumas áreas externas no escuro, assim que anoiteceu.
Equipes de manutenção do hospital eprofissionais da Celesc (Centrais Elétricas de SC) atuaram na operação para identificar a falha. O que causou o apagão não foi informado. Às 20h54, a assessoria do HRO enviou uma imagem que mostra os quartos do hospital com iluminação.
O ND+ apurou que a “falha crítica” — como é chamada pela equipe interna do hospital — afetou toda a estrutura da unidade, desde as áreas vitais até o setores administrativos, por isso, se fez necessário a ativação do plano de contingência para evitar prejuízos.
Esse sistema inclui a ativação de geradores, checagem se todas as áreas estão sendo abastecidas pelos equipamentos e orientação das equipes de plantão. Os geradores são abastecidos por óleo diesel.
O hospital
O Hospital Regional do Oeste é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. A unidade atende uma população de 1,3 milhão de pessoas, abrangendo os municípios da região Oeste catarinense, Sudoeste do Paraná, Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul.
É referência em alta complexidade nas áreas de Neurocirurgia, Gestante de Alto Risco, Captação e Transplante de Rins e Córneas, Urgência e Emergência, UNACON (Quimioterapia, Radioterapia, Oncologia Clínica e Cirúrgica e Roentgenterapia), UTI Neonatal e UTI Geral.