O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu processo seletivo para preencher 339 vagas temporárias no país, entre as quais 34 são de Santa Catarina. Serão ocupados os cargos de agente de pesquisas e mapeamento e de supervisor de coleta e qualidade.
Não haverá prova para o preenchimento das vagas, sendo feita a convocação a partir da análise de títulos. É exigido ao menos nível médio de escolaridade. Candidatos com graduação incompleta ou completa terão prioridade. Em caso de empate, há outros critérios adotados, como a idade.
Para o cargo de agente, com salário de R$ 1.387,50, serão ocupadas 33 vagas em Santa Catarina, nos municípios de Canoinhas (2), Chapecó (4), Jaraguá do Sul (6), Joaçaba (7), Palmitos (4), Tubarão (5) e Videira (5). Entre elas, 19 são dedicadas à ampla concorrência, nove, às pessoas pretas e pardas, e cinco, às pessoas com deficiência.
Já o cargo de supervisor, com apenas uma vaga no estado, terá lotação em Florianópolis. O contrato terá remuneração mensal de R$ 3.100,00, além de auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio pré-escola, assim como férias e 13º salário proporcionais, benefícios também previstos aos agentes.
Ambas as funções terão jornada de trabalho de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias, e contrato com previsão de durar até um ano, com possibilidade de ser prorrogado.
Os agentes farão visitas a domicílios e estabelecimentos para a coleta de dados em pesquisas de natureza estatística. Já o supervisor terá a missão de gerenciar e acompanhar o desenvolvimento das coletas. Os trabalhos tratam dos estudos que constam no calendário de divulgação mensal do IBGE.
É possível consultar o edital do processo seletivo e obter o formulário de inscrição a partir do portal do IBGE. Não é cobrada taxa para participar dele.