A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida em Santa Catarina nesta quarta-feira (8) pela Polícia Científica. Anunciado no ano passado, o documento terá apenas o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e o Registro Geral (RG) deixará de existir.
A partir de agora, a carteira de identidade unificada será adotada em todo o país, com o objetivo de trazer mais segurança.
— Antigamente o cidadão podia fazer uma carteira de identidade em cada estado do país. Agora, com a unificação do sistema, é apenas uma para todo o Brasil — explicou a diretora de identificação Civil e Criminal da Polícia Científica, Cássia Rosa, em entrevista à NSC TV.Além da mudança na parte visual, o documento também contará com QR Code para acessar a versão digital. O prazo para fazer a nova carteira de identidade vai até 2032.
Como fazer a carteira de identidade
Para emitir o novo documento, o cidadão deve agendar um horário pelo site da Polícia Científica em um dos 300 postos de atendimento localizados nos municípios catarinenses. No dia é necessário levar os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento, se for solteiro