Nos últimos dias muitas pessoas têm buscado os postos de saúde com sintomas bem semelhantes, característicos das conhecidas Viroses.
São as conhecidas viroses de verão, geralmente as gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao sistema digestivo e causam diarreia e enjoo. Elas são causadas, principalmente, pelo adenovírus e o enterovírus que são transmissíveis pelo contato com superfícies, águas e alimentos.
De acordo com a Secretaria de Saúde Miriane Sartori a ocorrência de casos é comum nesta época do ano e ela pontua as principais causas: “Nessa época do ano, é bem comum as viroses. Elas geralmente são causadas pela falta de água no organismo, ou muitas vezes as pessoas não cuidam de que local pegaram a água, ela pode não estar tratada adequadamente. A alimentação errada, ou um alimento que não foi conservado de forma correta na geladeira. E por fim, a piscina que uma grande responsável pela maioria dos casos”.
Com relação ao número de casos, Miriane atribui ao fato da virose ser transmissível de pessoa para pessoa “Uma pessoa pode transmitindo para outra, então realmente no verão a gente tem frequentemente casos de virose”.
Sobre como prevenir, a Secretária diz que: “seriam basicamente os hábitos controlar a questão da alimentação, ingerir bastante líquido e cuidar também do armazenamento dos alimentos. Cuidar o que está comendo, os horários, cuidar principalmente a água que está bebendo”.