O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira (10) que a Câmara de Comércio Exterior zerou temporariamente o imposto de importação de seis produtos, entre eles, o “smartwatch”.
Os seis produtos que tiveram o imposto zerado foram dois tipos de folhas de aço, dois tipos de chapas de alumínio, modelos de pulso de aparelhos para medir pressão sanguínea e pulsação, e antenas para radar.
A Câmara de Comércio Exterior (Res. Gecex 453/23) zerou, hoje, temporariamente, o imposto de importação de 6 produtos: dois tipos de folhas de aço; dois de chapas de alumínio; modelos de pulso de aparelhos para medir a pressão sanguínea e a pulsação; e antenas para radar.
— Geraldo Alckmin ???????? (@geraldoalckmin) March 10, 2023
Os populares relógios inteligentes possuem entre as principais funções a medição de pressão sanguínea e da pulsação. A alíquota de importação desses produtos variava entre 12% e 16%.
Em uma publicação nas redes sociais, Geraldo Alckmin afirmou que a medida “confere à indústria uma economia para a aquisição desses itens – em especial indústrias que produzem itens de valor agregado, além de produtos médicos – e beneficia diretamente o consumidor final”.