Nesta semana começou a Campanha de Vacinação contra a Mpox, também conhecida como Varíola dos Macacos.
E diante do anúncio feito pelo Ministério da saúde, em Maravilha, as pessoas procuraram a Sala de Vacinas em busca do imunizante, entretanto, as doses ainda não estão disponíveis.
Segundo a técnica em enfermagem, Solange Hofstatter, que é responsável pelo setor, neste momento, não há previsão da chegada das doses.
De acordo com as informações divulgadas pelo ministério da Saúde, cerca de 47 mil doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população, o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa. Mas não foi informado o cronograma de entrega para as regiões do país.
Nessa primeira fase da campanha a imunização focará em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas que vivem com HIV/aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus.
Até a chegada das doses da Mpox, é importante verificar a carteirinha de vacinação e se necessário atualizar as vacinas pendentes, conforme orienta Solange. Confira as informações: