Maravilha iniciará na próxima segunda-feira (27), a campanha de vacinação bivalente contra a COVID-19 nos grupos prioritários. O imunizante bivalente da Pfizer/BioNTech foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como dose de reforço e conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
Como fazer para receber a dose ?
Para receber a dose de vacinação bivalente, far-se-á, necessário que o indivíduo tenha completado o esquema vacinal primário contra a COVID-19, ou seja, deve ter recebido pelo menos as duas primeiras doses do imunizante, além de necessitar ter concluído o esquema com um período de 4 meses antes de receber a vacina bivalente.
Como ocorrerá a vacinação ?
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Maravilha, o esquema de vacinação dar-se-á de forma escalonada e será composto pelos seguintes grupos:
Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), abrigados e os trabalhadores; imunocomprometidos; comunidades indígenas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.
Quais documentos preciso apresentar ?
Para receber a dose, os interessados precisam estar portando sua carteira de vacinação, bem como, estarem com o cartão SUS.
Aonde ocorrerá a vacinação ?
Em Maravilha, a vacinação ocorrerá na Sala de Vacinas, a qual, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Importância da vacinação
A secretária de Saúde de Maravilha, Miriane Sartori destaca que a vacinação é um compromisso coletivo: “Quanto mais pessoas vacinadas, mais protegida estará a nossa população. Precisamos nos conscientizar e evitar que os casos aumentem novamente”.
Ressalta-se que de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o público-alvo dos grupos prioritários é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas em Santa Catarina e a meta é vacinar 90% desse grupo. O atendimento dos demais públicos acontecerá a partir da disponibilidade de doses de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde.
Baby pediátrica
A prefeitura de Maravilha ainda reforça que estará disponível em nossa cidade na próxima quarta-feira (22), a vacina baby pediátrica para as crianças a partir de 6 meses. As mesmas devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis legais, bem como estarem portando a caderneta de vacinação e cartão sus.