Os 50 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste foram lembrados pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira (21). Uma moção de aplauso, de autoria do vereador Nélvio Paludo (PSD) e subscrita pelos demais vereadores presentes, parabenizou a entidade pela data, comemorada recentemente.
O vereador destaca que a CDL nasceu de um grupo de empresários, reunidos em 21 de fevereiro de 1973 no Clube Comercial, e que, pela necessidade crescente e desenvolvimento do comércio local, entenderam fundar o Clube dos Diretores Lojistas.
"O principal objetivo era buscar melhorias e desenvolvimento para o comércio. Com representantes engajados e preocupados em fortalecer a classe, o grupo cresceu e se tornou uma entidade de forte representatividade", destaca o vereador. Ele lembra que a CDL surgiu para unir esforços e criar um clube que defendesse os interesses dos empresários locais.
"Coube à primeira diretoria, que teve como presidente Oswaldo Gruber, a responsabilidade da criação, ou seja, a elaboração dos estatutos da entidade e seus devidos registros, bem como todos os métodos para o funcionamento do Clube, como era chamado. Desde 1973, ano de sua fundação, a CDL de São Miguel do Oeste tem se mostrado cada vez mais moderna e em sintonia com o mercado, com um quadro de mais de 700 associados, distribuídos pelos mais diversos setores", acrescenta Paludo.
O autor da moção acrescenta que a CDL é responsável pelo desenvolvimento, pela integração e defesa do comércio varejista, e tem contribuído para o fortalecimento da classe em seu aspecto político, econômico e social, preservando o interesse da sociedade e valorizando também o consumidor. "A Câmara de Dirigentes Lojistas desempenha um papel de suma importância na sociedade, fortalecendo o associado com maior segurança, através de soluções em comunicação, inovação e sustentabilidade", ressalta Nélvio Paludo.
O presidente da CDL, Juares dos Santos Junior, destacou que a entidade é uma das maiores do estado, com 712 associados atualmente. Ele agradeceu aos membros da diretoria e de gestões que já passaram pela entidade pelo tempo e dedicação com que atuaram e atuam à frente da Câmara de Dirigentes Lojistas. "Muito obrigado aos diretores, parceiros e apoiadores, que juntos abraçam a causa da classe empreendedora", destacou Junior.
O primeiro presidente da CDL, Oswaldo Gruber, presente na homenagem, fez uso da palavra e destacou que na época o objetivo dos fundadores era tornar São Miguel do Oeste uma liderança regional, e que isso só era possível com a união dos empresários e demais setores da sociedade. Uma cópia da moção foi entregue a membros da diretoria e empresários presentes.