A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (21), um requerimento de autoria de Cris Zanatta (PSDB) que solicita a realização de audiência pública para tratar assuntos da Aduana de Paraíso. A vereadora ressalta que diante de inúmeras ações realizadas por lideranças, autoridades e população regional, hoje temos à disposição a Aduana de Paraíso, uma das únicas duas entradas da Argentina para Santa Catarina.
A autora do requerimento justifica o pedido diante da falta de estrutura física e de pessoal para operacionalização do fluxo de entrada de turistas para Santa Catarina, "para que possa garantir agilidade e segurança às pessoas que utilizam a Aduana de Paraíso para seu deslocamento". Cris também defende a realização da audiência pública "para oportunizar a participação da população, autoridades, entidades e organizações na identificação das práticas realizadas, e definir gargalos identificados para resolução das demandas apresentadas".
Conforme a vereadora, na audiência devem participar autoridades do Brasil e Argentina, de Santa Catarina e Misiones, bem como de autoridades locais, "para estabelecer cronograma de ações e práticas capaz de solucionar temas como estrutura, funcionamento e capacidade da Aduana de Paraíso", acrescenta.
Cris Zanatta destaca que São Miguel do Oeste, considerado município polo regional, "precisa ser o protagonista para ajudar os municípios circunvizinhos para potencializar resultados de desenvolvimento, assim todos os municípios crescem e a região se desenvolve". A vereadora cita que a Aduana de Paraíso não pode ser um objeto somente de passagem, "mas de fomento à permanência dos turistas que por ali entram em Santa Catarina", para que possam "conhecer nosso potencial turístico regional, rico em belezas geográficas, naturais, históricas, de gastronomia, festas tradicionais, dentre outras características presentes nos municípios de São Miguel do Oeste e região".