Concursos públicos em SC estão suspensos Arquivo/Secom
Dentro do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc) feito pela secretaria da Fazenda e apresentado nos últimos dias pelo governo de Santa Catarina, um dos pontos para a contenção de despesas trata da contratação de servidores. A partir dos números levantados no Pafisc, o governador Jorginho Mello (PL) decidiu que em 2023 não serão feitos novos concursos públicos.
Ao mesmo tempo, as nomeações de quem já foi aprovado nos processos seletivos promovidos pelos órgãos de governo também não vão ocorrer neste ano. A única exceção é no sistema prisional, como a colega Dagmara Spautz publicou no NSC Total, onde haverá a nomeação de 465 policiais penais.
No entanto, nas demais áreas a torneira ficará fechada. O entendimento da Fazenda é que o cofre atual não permite novas contratações diante da folha de pagamento inchada nos últimos dois anos por conta do pacotão de reajustes aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no final de 2021. Somente com aqueles projetos, estima-se que o crescimento na folha foi de R$ 3 bi.
Assim, não se enxerga espaço atualmente para novas contratações. A posição foi mantida pelo governador, que confirma a decisão e a porta fechada para novas entradas.