Uma
Audiência Pública para debater a implantação de um contorno viário na cidade de
Descanso foi realizada, na noite desta terça-feira (4), a partir das 19h, no
Clube SAD. Numa promoção do Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria
de Desenvolvimento Econômico, o evento teve a participação da comunidade local
e regional. O principal objetivo do anel é tirar do centro da cidade o trânsito
com cargas pesados, ou seja, caminhões, carretas e bi-trens.
Na
oportunidade do encontro se pronunciaram o perfeito de Descanso, Sadi Inácio Bonamigo,
o secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, Paulo Lauxen, o prefeito
de Iporã do Oeste, Adélio Marx, o coordenador do
Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina
(SETCOM), Unidade de Iporã do Oeste, Hugo Walter, e o presidente da Cooperativa
de Transportes de Cargas da Fronteira Sul (Cooperfronteirasul), Edson Thesing.
As
autoridades e lideranças apresentaram alguns números do movimento,
especialmente de caminhões, na rodovia SC 163, no trecho de São Miguel do Oeste
a Itapiranga e na SC 283 até Mondaí. De acordo com o que foi colocado, o trânsito
de veículos com cargas pesadas é intenso e a previsão é de aumentar ainda mais
nos próximos anos, o que reforça a necessidade da construção de anéis
rodoviárias, tanto em Descanso, quanto em Iporã do Oeste.
Conforme
o prefeito de Descanso, Sadi Bonamigo, foi uma audiência que oportunizou ouvir
a comunidade e apresentar os primeiros dados do projeto do contorno viário e o
que se pretende no futuro para o município e região. “Precisamos saber o que
cabe ao Município, Estado e União, no caso da federalização da SC 163 e na construções
de novos anéis rodoviários”, acentua.
Ele
enfatiza que, agora após a audiência, o primeiro passo é viajar a Florianópolis
na semana que vem, buscar informações na Secretaria da Infraestrutura sobre a
federalização e melhorias da SC 163, que passa pelo centro das cidades de
Descanso e Iporã do Oeste. Bonamigo adianta que existem as ideias dos contornos
viários com traçados de cada lado da cidade. Os encaminhamentos devem ser
discutidos com o Governo do Estado e posteriormente serão apresentados à
comunidade local para uma nova discussão. Os debates com a comunidade devem ser
acentuados, especialmente com as entidades do comércio, indústria, agricultura,
sindicatos, órgãos representativos e instituições em geral.