PRODUÇÃO DE LEITE - 23/04/2023 10:18

Em baixa na maioria dos estados, produção de leite cresce em SC

Quantidade aumentou em cerca de 32 milhões de litros, segundo pesquisa
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Em baixa na maioria dos estados, a produção de leite cresceu em Santa Catarina, segundo a Pesquisa Trimestral do Leite, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme os dados divulgados na última semana, a quantidade de leite adquirida pelas indústrias brasileiras diminuiu 5,1% no ano passado, em comparação com 2021. Por outro lado, em Santa Catarina a quantidade aumentou em cerca de 32 milhões de litros, um acréscimo de 1,1% em comparação com o ano anterior. 
Conforme informações do Observatório Agro Catarinense, a produção estadual tem aumentado progressivamente, enquanto o rebanho ordenhado vem diminuindo. Ou seja, o aumento se deve a uma melhoria da produtividade. 
O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri, Tabajara Marcondes, explica que algumas regiões do estado têm se destacado na expansão da produção.
“A partir dos anos de 1990, o Oeste apresentou um crescimento bem mais expressivo do que o das demais regiões. Nos anos mais recentes, o Sul de Santa Catarina também tem apresentado crescimento expressivo, inclusive porque a produção do leite tem se apresentado como alternativa de renda para famílias que, até então, se dedicavam a outras atividades”, explica. 
Conforme dados do Observatório, as regiões de Santa Catarina com maior produção de leite são, respectivamente, o Extremo-Oeste, o Oeste e o Meio Oeste, com o litoral Sul em quarto lugar. 
Dados nacionais
Em 2021, pela primeira vez na história, a quantidade de leite adquirida na região Sul superou a da região Sudeste. Isso voltou a se repetir em 2022, quando a quantidade adquirida pelas indústrias brasileiras (23,9 bilhões de litros) decresceu 5,1% em relação a 2021. O desempenho de 2022 é considerado fraco não só em relação ao ano anterior. Tabajara explica que a perspectiva é de que o ano de 2023 seja de recuperação da produção leiteira nacional.
Segundo os dados parciais dos levantamentos da Epagri, o preço médio pago ao produtor pelo litro de leite em abril será superior ao de março. A estimativa provisória é de cerca de R$ 2,72 por litro.

Fonte: OESTE MAIS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...