POLÍTICA - 04/05/2023 13:57

Prefeito e vice de Brusque são cassados e TSE torna Luciano Hang inelegível

Por 5 votos a 2, ministros da Corte entenderam que houve abuso de poder econômico nas Eleições 2020
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Decisão foi confirmada nesta quinta-feira (4). (Foto: Divulgação)

O prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), e o vice, Gilmar Doerner (Republicanos), tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta quinta-feira (4). Além disso, tornaram o empresário Luciano Hang inelegível por oito anos. 

Os ministros da Corte entenderam, por 5 votos a 2, que vídeos do empresário Luciano Hang, das lojas Havan, durante as eleições de 2020 representaram abuso de poder econômico em benefício da chapa vencedora. A mesma tese, apresentada pelo PT e outros partidos derrotados no pleito, havia sido rejeitada na primeira instância e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A decisão do TSE representa uma reviravolta no processo. Até então, o entendimento do Judiciário havia sido de que os vídeos de Hang não seriam suficientes para configurar abuso de poder econômico, mas apenas a livre manifestação de um empresário e eleitor.

O relator do processo no TSE era o agora ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou. No dia 19 de abril, ele votou pela improcedência do recurso do PT contra a decisão do TRE. Porém, nesta quinta, o ministro Alexandre de Moraes votou em sentido contrário e foi acompanhado por outros quatro colegas.

Em nota, o prefeito e vice de Brusque informaram que não foram citados sobre a decisão do TSE e que “tão logo tenham acesso aos autos, irão se manifestar sobre tal decisão”. Procurado, o empresário Luciano Hang disse que como cidadão que mora em Brusque apenas "manifestou liberdade de expressão", expondo o que achava ser mais apropriado para a cidade. Hang diz, ainda, que respeita o TSE, mas tem a convicção que nada fez de errado.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...