Foto: Eduardo Valente/Secom
O governador Jorginho Mello apresentou aos deputados estaduais nesta quinta, 4, na Casa d’Agronômica, o projeto de lei que dá base ao programa Universidade Gratuita, uma das principais propostas do seu plano de governo.
O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa (Alesc) nos próximos dias e tem previsão de início no segundo semestre de 2023, após a análise e aprovação por parte do Legislativo.
O objetivo é oferecer 75 mil vagas gratuitas de graduação aos estudantes catarinenses nas universidades comunitárias da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
O Governo do Estado deve investir R$ 1,2 bilhão no programa.
Para o governador Jorginho Mello, essa será a oportunidade para o catarinense cursar a graduação que sempre sonhou.
A implantação será escalonada: serão 30 mil alunos no segundo semestre de 2023, o que corresponde a 40% do total de estudantes que serão atendidos até 2026.
O diferencial da proposta é oferecer ao estudante carente a graduação acadêmica integral, sem precisar recorrer a um financiamento ou ter um avalista.
A contrapartida será dada durante ou após a conclusão da graduação em prestação de serviços em favor da população.
Entre os critérios para participar do programa estão: ter nascido em Santa Catarina ou residir no estado há, pelo menos, cinco anos; ser aprovado no vestibular do sistema Acafe; estar cursando a primeira graduação e ter frequentado, preferencialmente, o ensino médio em escolas da rede pública catarinense.
Mais informações sobre o Universidade Gratuita estão no site sc.gov.br/noticias.