A Lua e o planeta de Saturno estarão em uma conjunção astrônoma, na região da Constelação Ocidental de Aquário, na madrugada deste sábado (13). O evento ocorre entre 01h e 07h da manhã, pelo Horário de Brasília.
Com o fenômeno visual, habitantes da Terra poderão ver a olho o planeta conhecido pelos anéis formados por gelo e rochas espaciais. Com telescópio, é possível ter um panorama mais detalhado do fenômeno.
Mesmo curiosa, a conjunção astronômica é um evento mais comum do que se imagina e bastante aguardado por entusiastas da astronomia. O ND+ conversou com o ufólogo e astrônomo amador, Luiz Prestes Junior, membro do GPUSC (Grupo de Pesquisas Ufológicas de Santa Catarina), que falou mais sobre o fenômeno.
“A conjunção astronômica é uma fenômeno visual e ocorre quando dois astros parecem estar alinhados no céu, como se estivessem lado a lado, mas é apenas uma ilusão de ótica, já que os astros estão em pontos diferentes do espaço”, afirma.Em imagens repassadas pelo astrônomo, em outra conjunção astronômica registrada no dia 9 de junho de 2017 também entre Lua e Saturno, é possível ver a Lua em destaque e um ponto luminoso próximo dela. Em registro com um telescópio, é possível ter uma noção da grande distância entre o satélite terrestre e o segundo maior planeta do sistema solar.
O ufólogo relata que, embora curioso, o fenômeno não é raro e ocorre todos os anos pelo menos uma vez, entre os satélites da Terra e outros planetas. Contudo, o especialista relata que, fora da astronomia, podem haver outras interpretações para eventos como este.
“Não é um fenômeno raro, ocorre constantemente, mas isso somente é possível porque a Terra e os outros planetas do sistema solar giram ao redor do Sol (…), mas é somente uma ilusão de ótica vista aqui da Terra. Já um astrólogo ou um místico já terá uma interpretação holística e ou energética para estes eventos, mas no campo da astronomia, é um fenômeno que ocorre constantemente”, finaliza.