O Dia das Mães é uma data comemorada mundialmente, em várias datas diferentes. No Brasil, ocorre no segundo domingo de maio de cada ano. Em 2023, essa data é lembrada neste 14 de maio. Mas, afinal, por quê?
Séculos atrás, festivais eram feitos em homenagem às Deusas-Mães da maternidade e da fertilidade na Grécia e Roma Antigas, Reia e Cibele. Na Idade Média, os ingleses celebravam o "Mothering Day". Mas o Dia das Mães como conhecemos hoje tem uma outra origem: West Virginia, nos Estados Unidos.
Oficializado no Brasil em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o Dia das Mães começou a ganhar popularidade em pequenas comunidades norte-americanas durante a Guerra Civil Americana, com a professora Ann Reeves Jarvis, que se engajou na missão de colocar o Dia das Mães no calendário nacional após perder a própria mãe em 9 de maio de 1905.
Conhecida como “Mãe Jarvis” em sua paróquia local, Ann Reeves ajudou a começar os Clubes de Trabalho do Dia das Mães para aumentar a conscientização das pessoas sobre as más condições de saúde da comunidade. Esses clubes foram importantes para unir uma região cuja sociedade estava muito dividida durante a Guerra.
Em 1908, ela iniciou a primeira celebração reconhecida do Dia das Mães enquanto fazia um memorial público em Grafton, West Virginia. A data foi 10 de maio, um dia após a morte da mãe, e o segundo domingo do mês.
Ao longo dos anos, a campanha de Anna foi ganhando popularidade por todos os estados dos EUA e em outros países, como Porto Rico, México e Canadá, que passaram a decretar a data como uma forma de homenagem a todas as mães.
O primeiro Dia das Mães oficializado nos EUA foi comemorado em maio de 1914, após o presidente Woodrow Wilson estabelecer a data como feriado nacional a ser celebrado todo segundo domingo de maio.
Dia das Mães no Brasil
Instituída no Brasil em 1932, através dos esforços do movimento feminista brasileiro, a data só se consolidou como celebração nacional durante a época do regime militar, de 1964 a 1985. Durante a ditadura, o reconhecimento do valor da família e, principalmente das mães, cresceu.
No entanto, anos antes disso, a data já era comemorada. Na maioria das igrejas cristãs já existiam homenagens desde o início do século 20, principalmente pelo fato de maio ser reconhecido como o mês de Maria, a mãe de Jesus.
O Dia das Mães não é feriado nacional, apesar de ter homenagem decretada.
Veja como o Dia das Mães é comemorado pelo mundo
Assim como no Brasil, diversos países pelo mundo aderiram à celebração norte-americana, comemorando o Dia das Mães no segundo domingo de maio, casos de Itália, Alemanha e Japão. Outros países, como Portugal e Espanha, celebram a data no primeiro domingo de maio.
Confira algumas diferenças pelo mundo afora.
Sérvia
No país, a data é comemorada de uma maneira bem curiosa. Dois domingos antes do Natal os filhos amarram as mães com cordas e elas só podem se soltar quando derem doces e presentes para todas as crianças. No domingo seguinte, os sérvios comemoram o Dia dos Pais da mesma maneira.
México
No país, o Dia das Mães é celebrado em 10 de maio. Famílias se reúnem para um almoço tradicional mexicano embalados por música local. É comum assistir a peças teatrais encenadas por crianças para demostrar seu amor.
Continua depois da publicidade
Peru
Bem diferente do Brasil, a comemoração do Dia das Mães no Peru dura uma semana. Nesse período, as mães podem visitar gratuitamente exposições, museus e festivais. As famílias também organizam festas, jantares, almoços e viagens. É comum também encontrar apresentações artísticas na cidade.
Outro diferencial do Dia das Mães no Peru é que lá eles também homenageiam suas mães mortas. As pessoas levam flores e balões até os túmulos de suas mães, avós e esposas falecidas.
Tailândia
No país, a data é comemorada no dia 12 de agosto, aniversário da Rainha Sirikit. Considerada a mãe de todos os tailandeses, ela nasceu em 12 de agosto de 1932.
Índia
Os indianos celebram Durga-puja, um festival que homenageia a deusa-mãe, Durga. Com 10 dias de duração, as festividades acontecem entre setembro e outubro.