O pinhão, símbolo da Serra Catarinense, é uma semente de grande importância social e econômica para a região. Na serra, muitas famílias sobrevivem da safra do pinhão. No mês de abril, com a permissão da legislação ambiental para início da colheita que se estende até o mês de junho, infelizmente são comuns muitos acidentes, alguns inclusive que decorrem em óbito, por queda ou pessoas presas nas araucárias. Alguns acidentes também acontecem em função de choques elétricos, quando quem está fazendo a colheita encosta ou se aproxima de fiações elétricas, com o próprio corpo ou com a vara de colheita.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para a segurança e os cuidados necessários na colheita do pinhão, evitando assim acidentes:
- Procure pinhões que já tenham caído no chão;
- Caso precise retirar a pinha da árvore, utilize varas, mantendo sempre distância das fiações elétricas;
- Nunca faça esta atividade sozinho; procure sempre estar acompanhado de pelo menos por mais uma pessoa;
- Mantenha sempre contato com familiares, informando a localização onde está realizando a colheita. Em caso de acidente, isso facilitará a localização e o socorro chegará mais rápido;
Subir no pinheiro apenas em último caso
Caso tenha que subir no pinheiro, é de fundamental que esteja com o equipamento de segurança individual adequado: capacete, bota que fixe o solado na árvore, talabarte (que é um cinto que "abraça a árvore"), óculos, luvas e roupa adequada, que proteja quem estará escalando o Pinheiro.