A Delegacia Regional de Polícia de Xanxerê entregou na tarde desta quarta-feira, dia 25, 5 kits de armas de choque (Sparks) para a Divisão de Investigação Criminal, Delegacia de Proteção a Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, delegacias da comarca de Xanxerê e de Bom Jesus e Faxinal dos Guedes.
Segundo delegado regional Vinícius Buratto Iunes, a aquisição foi viabilizada por meio de um convênio com o poder Judiciário e Ministério Público, com investimento de R$ 30 mi.
A Polícia Civil ainda informou que nesta semana, policiais instrutores da Academia de Polícia de Santa Catarina (Acadepol) estiveram na sede da DRP para capacitar os policiais em um curso teórico e prático, “o que nos permitiu fazer a entrega do armamento”, destacou o delegado.
A pistola Spark é uma arma da categoria elétrica incapacitante, de fabricação brasileira, cuja ação dura cerca de 5 segundos. Passado esse tempo, ela é automaticamente travada. Os impulsos elétricos têm curta duração e baixa energia, mas possibilitam que os agentes de segurança neutralizem a pessoa abordada sem a necessidade de contato físico, o que reduz as chances de lesões, tanto no agente quanto na pessoa imobilizada.
Entrega ocorreu na Delegacia Regional de Xanxerê (Foto: Polícia Civil)