Santa Catarina está com apenas 25 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis nesta terça-feira (30). A taxa de ocupação, que já vem aumentando nas últimas semanas, está em 97,91%, de acordo com o portal de dados do governo estadual.
Agora, segundo a SES-SC (Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina), 120 vagas serão disponibilizadas a partir desta terça-feira. A medida começou a partir de uma autorização feita nesta segunda-feira (29), quando o governo contratou 30 leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque.
Os leitos em Brusque serão divididos em 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrico e 10 de UTI neonatal e estarão à disposição da população a partir de terça-feira, 30. Além disso, a unidade também está sendo habilitada em cirurgias eletivas de média e alta complexidade de ortopedia e urologia.
“A saúde é prioridade no plano de governo e também para mim, particularmente. Estamos correndo atrás de leitos, com esses 30 de hoje no Hospital e Maternidade Imigrantes, mais 16 no Hospital Azambuja, já são mais 46 novos leitos para a região do Vale do Itajaí. Isso é levar a saúde a sério”, declara o governador Jorginho Mello (PL).Confira a distribuição dos novos leitos:
- 30 leitos no Hospital Imigrantes, em Brusque – 10 adultos, 10 infantis e 10 neonatais;- 30 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí – 20 Adultos e 10 neonatais;
- 2 leitos no Hospital Santa Catarina, em Blumenau – 2 neonatais;8 leitos Hospital Regional Araranguá – 8 neonatais;
- 10 leitos no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio – 5 infantis e 5 neonatais;
- 5 leitos no Hospital Tereza Ramos em Lages – 5 neonatais;
- 10 leitos no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José – 10 neonatais (3 leitos abertos e mais 7 com abertura programada);
- 4 leitos no Hospital São Vicente, em Mafra – 4 Adultos;
- 8 leitos no Hospital Maicé, em Caçador – 8 adultos;
- 16 leitos no Hospital Azambuja, em Brusque – 10 adultos e 6 neonatais.
Ocupação dos leitos em Santa Catarina
De acordo com os dados estaduais, o Meio-Oeste, e a Grande Florianópolis já estão sem nenhum leito disponível de UTI nesta terça-feira (30), ou seja, com 100% de ocupação. No Planalto Norte e Nordeste, a taxa é de 98,62%. Seguido pela região Sul, com 97,58%. Depois, vem a região da Foz do Rio Itajaí, com 96,92%, Grande Oeste com 95,29% e Vale do Itajaí, com 94,44%.