CLIMA - 08/06/2023 23:04

Estados Unidos confirmam início do El Niño; entenda os efeitos em SC

El Niño provoca efeitos climáticos extremos em todo o planeta e pode resultar em chuvas acima da média em Santa Catarina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
NOAA confirma o início do El Niño, que deve resultar em chuvas em Santa Catarina – Foto: NOAA/Reprodução/

A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica do Estados Unidos) confirmou nesta quinta-feira (8) o início do fenômeno meteorológico El Niño, que traz efeitos climáticos extremos em todo o planeta. Por conta disso, Santa Catarina deve registrar um maior volume de chuva nos meses de julho e agosto.
De acordo com informações da AFP, o evento é caracterizado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico oriental equatorial e ocorre a cada 2 a 7 anos, em média.
“Dependendo de sua força, o El Niño pode causar uma variedade de impactos, como o aumento do risco de chuvas fortes e secas em algumas partes do mundo”, disse a climatologista da NOAA Michelle L’Heureux, acrescentando que também pode causar temperaturas recordes.
“As mudanças climáticas podem exacerbar ou mitigar certos impactos relacionados ao El Niño. Por exemplo, pode gerar novos recordes de temperatura”, explicoa.
Em maio, a OMM (Organização Meteorológica Mundial) previu que o período 2023-2027 será o mais quente já registrado na Terra, sob o efeito combinado do El Niño e do aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa.
O fenômeno oposto, La Niña, que tende a provocar a queda das temperaturas, chegou há três anos. El Niño tende a moderar a atividade dos furacões no Atlântico, mas a favorece no Pacífico, segundo a NOAA.
A Austrália alertou esta semana que o El Niño aumentará as temperaturas em um país já vulnerável a incêndios florestais. A influência do fenômeno nos Estados Unidos é fraca durante o verão, mas mais pronunciada do final do outono até a primavera, afirma a NOAA em seu comunicado.
Quais os efeitos do El Niño em SC
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou, na quinta-feira da última semana, que o aquecimento das águas do oceano Pacífico Equatorial era sinal do El Niño. Com isso, Santa Catarina pode contar com chuva acima da média em julho e agosto, especialmente devido o fenômeno climático.
Segundo a climatologia, a chuva média nesses meses é a menor do ano em, especialmente nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e norte do Estado, com valores mensais variando de 90 a 130 mm. Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação oscila de 110 a 180 mm.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...