Sabe-se que o inverno é uma estação do ano, onde é normal as pessoas ficarem mais propícias adoecer, em virtude da baixa umidade do ar e das mudanças bruscas na temperatura, características típicas das estações frias do ano que criam condições ideais para o surgimento de doenças. Sendo assim, os cuidados com a saúde no inverno são imprescindíveis para preservar uma boa saúde.
Neste contexto há uma relação entre as baixas temperaturas e a umidade, pois ambas oferecem riscos e alterações notáveis para a saúde, pois o corpo necessita manter o metabolismo e a temperatura corporal estável, entre 36°C e 37°C.A transmissão dos vírus da gripe e de resfriados são mais comuns. A transmissão pode acontecer de forma direta, através de gotículas provenientes de espirros ou tosse que são inaladas. E indiretamente, por contato com objetos contaminados e toque em áreas de mucosa nasal, oral e olhos.
Os lábios rachados também é muito comum no frio, pois são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. O ressecamento das vias aéreas também é um fator importante na predisposição aos problemas respiratórios que podem ser acometidos nesta época do ano.Existem muitas variáveis com relação a facilidade de adquirir uma infecção nessa época. Tanto questões imunológicas individuais, como doenças crônicas, doenças imunossupressoras, neoplasias, grau de nutrição e estresse podem influenciar no risco de infecção. Além das doenças infecciosas, existe uma maior predisposição a complicações de doenças vasculares como angina, infarto, AVE e vasculopatia periférica, devido à vasoconstrição dos vasos sanguíneos associada ao frio. Confira aqui oito dicas para manter uma boa saúde no inverno.
1. Higienize as mãosAntes de tudo, sabemos que um dos principais fatores que contribuem para o contágio de resfriados, gripes e outras infecções é, geralmente, o toque. Mesmo que não haja sintomas visíveis no corpo, é possível ser um portador do vírus e transmiti-lo para outras pessoas. Então não esqueça de lavas as mãos com frequência.
2. Hidrate-se
Para afastar as doenças do inverno do seu dia a dia é manter a hidratação em dia. O corpo necessita de água para realizar as reações vitais e, claro, para manter a imunidade em alta.
A chegada do inverno não é desculpa para descuidar da saúde da pele. Utilize o protetor solar — afinal, os raios ultravioletas emitidos pelo sol ocorre o ano inteiro independentemente das estações do ano.
4. Não esqueça de arejar os ambientes
Abrir as janelas no frio pode ser uma tarefa difícil, mas é necessário. Caso esteja em um local fechado, busque deixar pelo menos algumas frestas abertas para que o ar circule e que os agentes causadores de doenças não fiquem concentrados no ambiente.
Manter uma alimentação saudável é fundamental para uma imunidade forte e apta a combater os agentes causadores de doença. Capriche nas refeições, fazendo pratos coloridos e diversificados para que o seu corpo obtenha todos os nutrientes necessários para funcionar bem.
6. Pratique atividade física
Praticar atividade física também faz parte das dicas para cuidar da saúde no inverno. Manter o corpo em movimento é uma ótima forma de trabalhar e aumentar a imunidade. Além de também promover benefícios cardiorrespiratórios e auxiliar na flexibilidade e estado de confiança e autoestima. Encontre um exercício físico que se adapte a você, que você goste de praticar e que seja um hábito pra você.
Outra dica importante é estar com o calendário vacinal em dia.
8. Hidrate as mucosas nasais
Por fim, uma dica bacana é fazer a hidratação das mucosas nasais ou lavá-las com frequência. Os especialistas recomendam também a utilização de soro fisiológico nasal para a hidratação da mucosa do nariz, que na estação do inverno fica muita mais seco, com formação de crostas e podendo levar a ocorrência de sangramentos.