O veículo era para estar em uma residência localizada na Rua Gionave Barichelo, no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Ainda conforme relato do homem, ele contratou um guincho e juntos saíram às 05h30 da manhã da sua cidade de origem e deslocaram para São Miguel do Oeste onde iriam pegar o fusca, só que, um pouco antes de chegar na cidade, o suposto dono do fusca pediu para o comprador transferir o restante do valor, ou seja, R$ 9 mil para que ele segurasse o negócio, visto que, teria mais pessoas interessadas e olhando o veículo no momento. A vítima então realizou a transferência por PIX do valor solicitado.
Assim que a vítima chegou na residência com o guincho para pegar o carro, em conversa com o dono da casa, o qual ficou surpreso com a situação, acabou descobrindo de que se tratava de um golpe, pois, o morador da residência disse que nunca teve fusca e nem estaria vendendo nenhum carro.
Diante do fato a Polícia Militar confeccionou o Boletim de Ocorrência, cadastrou e anexou todos os dados e comprovantes das transferências, nomes, conversas pelo aplicativo de conversa, número de telefone, CPF e demais dados dos possíveis estelionatários, bem como orientou os envolvidos e os liberou no local.