A Granja Avrella aloja cerca de 49 mil suínos por ano
Você sabe o que é uma creche de leitões? É assim que uma das estruturas é chamada na propriedade da família Avrella, em Linha Santa Cecília, no município de Cunhataí. Joel Avrella, de 40 anos, e a irmã Débora Avrella, de 41, são os líderes do trabalho na suinocultura e comemoram o crescimento da Granja Avrella.
A creche de leitões possui esse nome já que os animais chegam na propriedade com 28 dias de vida. Assim, eles são cuidados por cerca de 45 dias e migram, novamente, para outro segmento de propriedade, onde o crescimento dos animais é finalizado antes do abate.
Joel Avrella e Débora contam que no Sicoob encontraram a possibilidade de melhorar o trabalho e construir uma base forte para as próximas gerações. Pensando na sucessão familiar, eles lembram que a propriedade mudou muito após o crédito rural do Sicoob. O segundo chiqueirão foi construído com muito esforço. “Se não fosse pelo Sicoob, não conseguiria realizar o sonho”, afirma Débora Avrella.
A família também instalou placas solares e trabalha com energia fotovoltaica para reduzir os custos fixos e melhorar as ações no local. Para Débora, a tecnologia facilitou as atividades diárias.
SENTIMENTO FAMILIAR
O trabalho por lá é intenso desde o início de cada lote. Quando o animal chega, é classificado por tamanho e alojado adequadamente. “Eu cheguei aqui com dois anos de idade, sempre trabalhamos”, afirma Joel Avrella. Ele diz que o local mudou 100%, já que há dois anos construiu a nova granja e faz, neste ano, o primeiro alojamento da nova pocilga.
Segundo ele, vale a pena o investimento. “Estou muito feliz. Toda a família está”, afirma ao lembrar como tudo melhorou e observa o crescimento que a família teve na propriedade.
Para Avrella, a conquista foi grande e está feliz na profissão de suinocultor. Quando precisou de recurso, encontrou no Sicoob um parceiro para investir e ser feliz no trabalho que adora fazer. “Se tivesse que começar tudo de novo, faria tudo novamente”, finaliza.